10 Benefícios da Espinheira Santa que Talvez Você não Conheça

Os benefícios da espinheira santa para a saúde estão relacionados sobretudo ao seu uso no tratamento de problemas gastrointestinais, como má digestão, úlcera e dispepsia. A espinheira santa possui propriedades medicinais comprovadas que regulam as funções estomacais e protegem a parede do estômago.

Porém, os benefícios da planta não param por aí. Confira 10 benefícios da espinheira santa que você talvez não conhecia:

  1. Combate úlceras gástricas e duodenais;
  2. Auxilia no tratamento da gastrite;
  3. Ajuda a tratar disfunções estomacais como má digestão e azia, devido à sua ação antiespasmódica;
  4. Tem ação laxativa que combate gases intestinais e prisão de ventre;
  5. Tem ação diurética, podendo ser usada no tratamento de infecções urinárias e inchaços causados pela retenção de líquidos;
  6. Protege a mucosa que reveste a parte interna do estômago, prevenindo o desenvolvimento de úlceras no estômago e duodeno (porção inicial do intestino);
  7. Pode ajudar no controle do diabetes;
  8. Contém substâncias capazes de relaxar os vasos sanguíneos e baixar assim a pressão arterial;
  9. Possui propriedade antisséptica, auxiliando o tratamento e prevenindo infecções;
  10. Tem ação anticancerígena devido aos seus taninos e flavonoides, substâncias antioxidantes que protegem o corpo contra os danos provocados pelos radicais livres.

A espinheira santa é muito usada sob a forma de chá, mas também pode ser consumida em cápsulas. A indústria farmacêutica também utiliza a espinheira santa em diversos medicamentos.

O uso da espinheira santa é contraindicado durante a gravidez e amamentação e para pessoas com hipersensibilidade à planta.