5 Dicas que Podem Ajudar a Prevenir Artrose

Manter o peso adequado e fortalecer os músculos são as principais dicas para prevenir a artrose de joelho, coluna e quadril, enquanto que evitar movimentos repetitivos de pinça ajuda na prevenção de artrose nas mãos. Confira 5 dicas que podem ajudar a prevenir a artrose.

1-) Manter o Peso Adequado

Para alguém que está acima do peso, emagrecer é o primeiro passo para evitar o desenvolvimento da artrose, uma vez que a doença atinge principalmente as articulações que suportam mais peso, ou seja, coluna, joelho e quadril.

O excesso de peso e a obesidade provocam uma sobrecarga articular e aumentam consideravelmente os riscos de artrose de joelho, sobretudo em mulheres.

2-) Fazer Fortalecimento Muscular

Músculos mais fortes aumentam a estabilidade da articulação, evitando assim compensações que podem desgastar a cartilagem e dar início ao processo de artrose.

Fortalecer o músculo quadríceps (localizado na frente da coxa), por exemplo, ajuda a prevenir artrose no joelho.

Veja também: 6 Dicas Fáceis para Fortalecer os Joelhos.

3-) Evitar Esportes de Impacto

Alguns tipos de esporte como futebol, basquete, vôlei ou até mesmo correr, causam grande impacto articular no joelho e quadril, podendo, com o passar do tempo e sem um treino adequado, provocar artrose.

Correr na grama, por exemplo, ajuda a reduzir esse impacto. O uso de tênis apropriados para cada tipo de esporte também ajuda a minimizar os riscos.

4-) Evitar ou Reduzir Determinadas Atividades

Pessoas que precisam constantemente agachar e levantar peso têm uma maior probabilidade de desenvolver artrose de quadril e joelho. Movimentos repetitivos de pinça (pegar alguma coisa usando o indicador e o polegar) aumenta o risco de artrose na mão.

5-) Cuidar da Postura

A má postura pode causar "bico de papagaio", que é uma manifestação de artrose na coluna. Algumas formas de manter uma postura correta e ajudar a prevenir a artrose:

  • Fazer exercícios para fortalecer os músculos das costas;
  • Sentar-se sempre com a coluna ereta e de preferência com um apoio na coluna lombar;
  • Manter o monitor do computador ao nível dos olhos.

Confira também os artigos: Bico de Papagaio; Como Corrigir a Postura da Coluna Mudando 7 Hábitos Diários.