Saúde no Clique » Distúrbios da Visão » Afecções dos olhos, o que se pode fazer

Afecções dos olhos, o que se pode fazer

Compartilhar no Facebook

Afecções dos olhos, o que se pode fazer

Nunca negligencie os problemas dos olhos. Muitas doenças podem ser tratadas ou evitadas se você estiver atento aos sinais de perigo e consultar um especialista.

Quando recorrer ao médico:

  • Em caso de cegueira súbita, parcial ou total, num ou em ambos os olhos.
  • Se surgir uma dor intensa no globo ocular.
  • Em caso de dupla visão.
  • Se a visão de um ou ambos os olhos perder nitidez ou se tornar enevoada.
  • Diferença notável de tamanho das duas pupilas (algumas gotas oftálmicas podem causar isso).
  • Se a uma distãncia de 2,5 mm da íris a esclerótica apresentar vermelhidão.
  • Qualquer dor ou outro sintoma que persista por mais de três dias.

Qualquer pessoa que tenha dificuldade em ver bem deve consultar um oftalmologista. Depois dos 4 anos, é conveniente consultar o oftalmologista, pois é por volta desta idade que começam a se revelar os sintomas de presbiopia (vista cansada). Se na sua família houver um caso de glaucoma, você deverá consultar um médico de dois em dois anos. As cataratas apresentam como sintonia uma visão, em especial a visão ao longe, enevoada ou embaciada e persistem até serem cirurgicamente tratadas. Algumas progridem tão lentamente que não afetam gravemente a visão até o paciente atingir a idade de 80 ou 90 anos.

Uma situação mais comum entre as pessoas de idade superior a 55 anos é a degenerescência macular senil onjunto de alterações cicatriciais na retina. Os sintomas são visão turva, muitas vezes distorcida, tornando muito dificil a leitura e reconhecimento de rostos.

Uma outra situação, a sensação de fios ou pontos negros pairando campo visual, por si só não requer tratamento médico. Mas lembre-se sempre deque qualquer problema de visão que cause preocupação é motivo para se consultar o oftalmologista.

Atenção

Se na sua família próxima existirem problemas de visão, informe o pediatra dos seus filhos. Este aconselhará a consulta a um oftalmologista. No início da fase escolar dos seus filhos, esteja atento,pois algumas dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas com problemas de visão.

Veja também