Afinal, abacaxi engorda ou emagrece? Tire suas dúvidas

O abacaxi não engorda, a não ser que seja consumido em grandes quantidades. Uma fatia de 100 g de abacaxi tem apenas 50 calorias. Portanto, não se trata de uma fruta muito calórica e por isso pode ser consumida sem medo de engordar, mas sem exagero.

O abacaxi contém frutose, que é um tipo de açúcar, e a frutose tem as mesmas calorias que a sacarose, o açúcar de cana que usamos para adoçar o café e fazer doces. Ambas possuem 4 kcal por grama. Para se ter uma ideia, um abacaxi inteiro de 1,2 kg tem 600 calorias.

Isso significa que comer duas ou três fatias finas de abacaxi por dia dificilmente vai comprometer a dieta e fazer engordar. Porém, meio abacaxi, por exemplo, já são pelo menos 300 calorias a mais, o que já faz diferença para muita gente.

Benefícios do abacaxi para emagrecer

Afinal, abacaxi engorda ou emagrece? Tire suas dúvidas

Por outro lado, na dose certa, o abacaxi pode até ajudar a emagrecer. Isso porque a fruta é diurética, por isso ajuda a desinchar e combater a retenção de líquidos. Além disso, o abacaxi melhora a digestão e é rico em fibras, que se expandem no estômago e prolongam a sensação de saciedade.

Outro benefício da fruta no processo de emagrecimento é o fato de ser rica em vitamina A. Sabe-se que altas doses dessa vitamina no organismo aumentam a saciedade e também diminuem o tamanho das células de gordura do corpo.

Leia também:

Suco de abacaxi para emagrecer: Aprenda a fazer e veja os benefícios

Abacaxi emagrece e derrete gordura: mito ou verdade

Contudo, é importante frisar que perder ou ganhar peso depende do gasto calórico e das necessidades energéticas de cada pessoa, que variam conforme o peso, o estilo de vida e o próprio metabolismo. Um indivíduo robusto que trabalha na construção civil, por exemplo, precisa ingerir muito mais calorias por dia do que um outro que trabalha o dia inteiro sentado e não pratica nenhuma atividade física.

Afinal, engordar ou emagrecer é o resultado de um cálculo: se comer mais do que aquilo que gasta, engorda; se comer menos, emagrece.

Também podem lhe interessar:

7 Principais benefícios do suco de abacaxi para a saúde

Dieta do abacaxi: Veja como fazer e emagrecer com um cardápio completo