Alimentos que são Remédios para Hipertensos

Alguns alimentos como o trigo, a soja e o morango são especialmente benéficos para hipertensos, graças às suas propriedades que ajudam a prevenir e controlar a hipertensão arterial, sendo por isso indicados numa dieta para hipertensos.

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, uva, mirtilo) são ideais para hipertensos pois são ricas em antocianina, um poderoso antioxidante que, além de combater os radicais livres que provocam inclusive doenças cardiovasculares, diminui o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL), beneficiando a circulação sanguínea. A antocianina combate também o processo inflamatório envolvido nas doenças cardiovasculares.

Trigo

O trigo é um alimento especialmente benéfico para hipertensos quando consumido sob a forma de farelo, uma vez que fornece nutrientes que atuam diretamente sobre o relaxamento dos vasos sanguíneos como fibras, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B.

Semente de Abóbora

A semente de abóbora é rica em potássio, um mineral que melhora a elasticidade das artérias, além de fornecer vitaminas, fibras, magnésio e gorduras saudáveis. O seu consumo pode também potencializar a ação dos medicamentos para hipertensão, ajudando no controle da pressão arterial. As sementes podem ser consumidas como aperitivos após serem douradas no forno.

Soja

A soja é rica em isoflavona, uma substância que, além de ter propriedade vasodilatadora, impede que o colesterol e a glicose danifiquem as artérias e estimulem a formação de placas, protegendo-as, assim, contra entupimentos. Com o sangue fluindo mais facilmente, a pressão arterial tende a estabilizar.

Melancia

A melancia possui uma substância chamada L-citrulina que contribui para a formação de óxido nítrico, um gás natural que relaxa a parede dos vasos sanguíneos e ajuda a controlar a pressão arterial, principalmente nos "quase" hipertensos.