Saúde no Clique » Sintomas » Amenorréia - Sintomas

Amenorréia - Sintomas

Compartilhar no Facebook

Amenorréia significa a ausência do fluxo menstrual. Ela pode ser primária ou secundária.

Amenorréia primária acontece quando a menina chega aos 14 anos e ainda não apresenta no corpo sinais de desenvolvimento, como mamas e pêlos, ou já tem essas características, mas com 16 anos ainda não teve sua menarca (primeira menstruação).

Esse atraso na primeira menstruação costuma ocorrer com meninas muito magras ou que exageram na prática de esporte. Esse tipo também pode ser causado por questões hereditárias ou má-formação no aparelho genital. Nesse caso, o diagnóstico deverá ser feito com precisão pelo médico.

Quando a menstruação não aparece por dois ou três ciclos seguidos, é chamada de amenorréia secundária. Ela é normal quando acontece devido a situações fisiológicas como a gravidez. Pode apontar também o início da menopausa.

A amenorréia pode acontecer também devido a motivos emocionais, como cansaço, estresse, um abalo nervoso muito grande ou uma perda de peso acentuada. Há ainda a chamada amenorréia de atleta, que atinge mulheres que praticam exercício com intensidade e bailarinas. Distúrbios no sistema reprodutivo também provocam a ausência de menstruação e exigem tratamento imediato.

A avaliação médica envolve exames de sangue, para verificar o nível dos hormônios, preventivo, teste de gravidez e até ultra-som para avaliar os órgãos reprodutivos.

Quando o problema é provocado por perda ou falta de peso, o médico pode recomendar uma alimentação equilibrada que permita o desenvolvimento adequado à idade da paciente.

Se a paciente estiver começando uma menopausa precoce, necessitará de acompanhamento de um ginecologista para que essa transição ocorra de forma saudável e tranqüila, sem prejudicar o corpo.

A ciência moderna tem desenvolvido cada vez mais estudos nessa área, buscando alternativas naturais para os hormônios e atividades físicas dirigidas. Com o auxílio médico, a mulher moderna não precisa passar pelas mesmas dificuldades que eram comuns antigamente por falta de conhecimento das reações e alterações do corpo feminino.

Veja também