As Plantas Que Acabam Com Sua Insônia

Confira algumas plantas e ervas medicinais com propriedades sedativas e calmantes que podem ajudar a acabar com a sua insônia e fazer você dormir melhor:

  • Melissa officinalis - Cidreira verdadeira: Muito usada no preparo de chás para combater insônias, contém óleos essenciais que atuam como calmantes naturais suaves que combatem a insônia;
  • Passiflora edulis - Maracujá: Várias espécies são conhecidas como calmantes, sendo utilizada no preparo de chás e fitoterápicos. Tem propriedades medicinais sedativas que relaxam, aliviam a ansiedade e ajudam a combater a depressão. Não é indicada para pessoas com pressão arterial baixa;
  • Valeriana officinalis - Valeriana: Tem ação calmante e sedativa que induzem e melhoram a qualidade do sono. Seus efeitos no combate à insônia são comprovados cientificamente. É contraindicada durante a gravidez e amamentação. É usada no preparo de chás, infusões e medicamentos;
  • Erythrina mulungu - Mulungu: Planta brasileira com propriedades calmantes e sedativas. O seu chá é feito com a casca do caule triturada;
  • Piper methysticum - Kava-Kava: Possui propriedades medicinais com efeitos ansiolíticos e indutores de relaxamento e sono que combatem a insônia;
  • Matricaria recutita - Camomila: Tem ação sedativa e calmante que aliviam o estresse e a ansiedade e melhoram a qualidade do sono. É bastante utilizada no preparo de chás.

Dicas para Acabar com a Insônia e Dormir Melhor

  • Evite atividades estimulantes como ver TV ou usar o computador. Melhor ouvir uma música suave;
  • Praticar exercícios físicos ajuda a dormir melhor, mas não devem ser feitos depois das 21 horas, pois a adrenalina liberada na corrente sanguínea pode causar insônia;
  • Durma com o quarto totalmente escuro;
  • Evite refeições mais pesadas à noite;
  • Procure não consumir café, chocolate, refrigerantes à base de cola, guaraná em pó ou ginseng, a partir das 18 horas, pois são excitantes;
  • Bebidas alcoólicas relaxam o corpo mas fazem com que o sono se interrompa facilmente;
  • Evite o cigarro à noite;
  • Tome um banho quente antes de dormir para retirar todos os odores fortes, como perfume ou cheiro de cigarro.