Batata-Doce Engorda?

Batata-doce engorda se não for consumida na dose certa, pois é rica em amido, um tipo de carboidrato (açúcar). Em excesso, os carboidratos são armazenados sob a forma de gordura corporal e a batata-doce não foge à regra.

Porém, nas quantidades certas, a batata-doce pode ajudar a emagrecer. Isso porque ela possui baixo índice glicêmico (IG), o que significa que é digerida lentamente, não estimula o corpo a estocar gordura e prolonga a sensação de saciedade, auxiliando o processo de perda de peso.

Alimentos com alto IG aumentam significativamente as taxas de açúcar no sangue, provocando picos de glicose que obrigam o pâncreas a secretar grandes quantidades de insulina para que todo esse açúcar seja transportado para dentro das células. Além disso, o excesso de produção de insulina estimula o organismo a armazenar gordura.

Além disso, a batata-doce possui um carboidrato do tipo amido resistente, que atua no intestino como uma fibra solúvel, atraindo moléculas de açúcar e gordura, diminuindo assim a velocidade de absorção desses nutrientes e prolongando a sensação de saciedade.

Veja aqui todos os benefícios da batata doce.

Para ajudar na perda de peso, a bata-doce deve ser consumida de duas a três vezes por semana como parte integrante de uma dieta para emagrecer.

Recomenda-se que a batata doce seja cozida com casca e sem adição de óleos para aproveitar melhor os seus nutrientes.

Leia também: Como Funciona a Dieta da Batata-Doce