Benefícios da Batata-Doce

O principal benefício da batata-doce é fornecer carboidratos sem provocar picos de glicose no sangue. Isso significa que a bata-doce liberta energia gradualmente e não é absorvida rapidamente pelo organismo e transformada em gordura. Por isso ela é indicada para quem faz musculação e dieta, pois fornece energia ao longo do treino e, na dose certa, ajuda a emagrecer.

Confira outros benefícios da batata-doce para a saúde:

  • Combate o diabetes tipo 2: Fornece energia sem provocar picos de glicose, auxiliando a prevenção e o tratamento do diabetes tipo 2;
  • Diminui colesterol e triglicérides: Possui um carboidrato que se comporta como uma fibra solúvel, absorvendo gordura e açúcar, diminuindo assim os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Previne doenças e problemas intestinais: O seu carboidrato é fermentado pelas bactérias da flora intestinal, o que ajuda a prevenir prisão de ventre, hemorroidas, inflamações intestinais e câncer de cólon;
  • Fonte de vitaminas e minerais: Possui vitaminas A, C, E e do complexo B, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo;
  • Tem propriedades antioxidantes: Contém betacaroteno (precursor da vitamina A), vitaminas C, E e antocianina, sustâncias com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis por doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e envelhecimento precoce.

Benefícios da Batata-Doce na Musculação

O amido-resistente presente na batata-doce é um tipo de carboidrato com baixo índice glicêmico, ou seja, ele libera energia lentamente, sem provocar picos de glicose.

Isso é excelente para quem malha ou pratica musculação e precisa de um fornecimento constante de energia ao longo do treino. Para isso, a batata-doce deve ser consumida uma hora antes de malhar.

Benefícios da Batata-Doce em Dietas para Emagrecer

Apesar da batata-doce ser mais calórica que a batata-inglesa, ela ajuda a emagrecer porque o amido resistente atua como uma fibra solúvel que atrai o açúcar e a gordura dos alimentos, fazendo com que sejam absorvidos lentamente.

Além disso, o baixo índice glicêmico do amido resistente faz com que a energia seja liberada lentamente, sem picos de glicose que obrigam o pâncreas a produzir muita insulina e estimulam o armazenamento de gordura corporal, mantendo também a saciedade por mais tempo.

Saiba mais em: Como Funciona a Dieta da Batata-Doce