Saúde no Clique » Nutrição » Benefícios do Gengibre

Benefícios do Gengibre

Compartilhar no Facebook

Os benefícios do gengibre em pó, em conserva, cristalizado ou cru são o resultado das várias substâncias com propriedades medicinais encontradas na planta, mais especificamente no seu óleo essencial.

Pode ser usado para combater má digestão, dor de garganta, gripe, gastrite e ainda em dietas para emagrecer, além de ser rico em vitamina B6, cobre, potássio e magnésio.

Benefícios do gengibre para emagrecer

O gengibre ajuda a emagrecer por ser um alimento termogênico, o que significa que mais calorias são queimadas durante a sua digestão, acelerando o metabolismo. A substância que dá essa propriedade ao gengibre chama-se gingerol.

Por essa razão, o gengibre pode ser parte integrante de uma dieta para perda de peso, potencializando o emagrecimento.

Para esse efeito, é recomendado o consumo de 1 pedaço de 2 cm de gengibre cru sem casca, 3 vezes ao dia, podendo ser incluído nas refeições ou mastigado puro.

O chá de gengibre é outra opção para auxiliar o emagrecimento e pode ser feito com 1 pedaço de 6 cm de gengibre, para ser tomado 3 vezes ao dia.

Benefícios do gengibre para a garganta

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo bastante utilizado para tratar dor de garganta. Cantores e outros profissionais que trabalham com a voz costumam mastigar um pedaço de gengibre cru, sem casca, para prevenir dores e inflamações na garganta.

Benefícios do gengibre para gastrite

O gengibre ajuda a prevenir gastrite, úlcera e câncer de estômago graças à sua ação antibactericida e antisséptica capaz de eliminar a bactéria Helicobacter pylori, uma das principais responsáveis pelo aparecimento dessas doenças. O consumo de gengibre cru por um período de 30 dias pode eliminar por completo esses micróbios.

Benefícios do gengibre na digestão e expectoração

O gengibre facilita a digestão de alimentos gordurosos e combate distúrbios digestivos como náuseas, vômitos e diarreias. Além disso, o gengibre tem a capacidade de aumentar os movimentos peristálticos do intestino, auxiliando o trânsito intestinal e impedindo a formação de gases.

O gengibre atua sobre o sistema respiratório melhorando a respiração e estimulando a expectoração, podendo ser usado como coadjuvante no tratamento de congestionamentos nasais, gripes, resfriados, tosse e bronquite.

Benefícios do gengibre para a circulação

O gengibre estimula a circulação sanguínea, podendo ser usado futuramente para tratar disfunções eréteis, sendo já usado na medicina chinesa para combater esses problemas. Recomenda-se massagear o abdômen com óleo de gengibre para ativar a circulação e promover a irrigação sanguínea dos órgãos sexuais.

Benefícios do gengibre na dor

Devido às suas propriedades analgésicas, compressas quentes de gengibre ajudam a aliviar dores ciáticas, reumáticas, dores nas costas, dores de cabeça, cólicas menstruais e nevralgias.

Benefícios do gengibre com limão

O gengibre pode ser usado juntamente com o limão para auxiliar o emagrecimento e melhorar a digestão, pois o gengibre acelera o metabolismo, o limão é um bom diurético e ambos contribuem para uma melhor digestão.

Receita de gengibre com limão para melhorar a digestão

Modo de preparo: Misturar duas colheres de chá de suco de limão, duas colheres de chá de mel, uma pitada de sal e duas colheres de chá bem cheias de gengibre ralado na hora. Ingerir uma colher de chá da mistura 20 minutos antes das refeições.

Receita de chá de gengibre com limão para emagrecer

Modo de preparo: Aquecer meio litro de água e a seguir acrescentar duas colheres de sopa de gengibre ralado na hora. Esperar 5 minutos e acrescentar meio limão com casca. Bater tudo no liquidificador, acrescentar gelo e beber o chá a seguir.

Veja também