Saúde no Clique » Saúde da Mulher » Chá de Cravo da Índia aborta?

Chá de Cravo da Índia aborta?

Compartilhar no Facebook

Apesar de ser benéfico em algumas situações, o chá de cravo da índia pode causar aborto pois provoca um relaxamento do útero. Assim como o chá de canela, não deve ser tomado durante a gravidez pois ambos são abortivos.

O cravo da índia é rico em óleos essenciais, sobretudo eugenol, que tem ação analgésica e anti-séptica. Na forma de chá, ajuda a aliviar dores causadas por gripe e resfriado. Por isso, pode ser utilizado como um remédio caseiro, mas nunca durante a gravidez.

Benefícios do Chá de Cravo da Índia

  • Anti-séptico e analgésico;
  • Aromático;
  • Alivia a dor de dente;
  • Auxilia a digestão;
  • Combate os gases intestinais.

Os chás que contêm grande quantidade de cafeína como o chá mate e o chá preto também são contra indicados para gestantes. A cafeína deve estar excluída da dieta da grávida durante todo o período gestacional por ser um estimulante do sistema nervoso central, podendo deixar a mulher agitada, com taquicardia, acelerando os batimentos cardíacos não só dela como também do bebê.

As gestantes devem optar pelos chás claros, mas não devem tomá-los todos os dias. Os de erva doce e erva cidreira são os mais indicados por terem efeitos calmantes.

Veja também