Chá de inhame para estimular a ovulação e ajudar a engravidar

O chá de inhame é uma forma natural de estimular a ovulação e aumentar as chances de gravidez, sendo por isso muito procurado por mulheres que querem engravidar. Isso porque o inhame possui um hormônio vegetal chamado diosgenina, que estimula os ovários a produzir mais de um óvulo durante a ovulação, aumentando as chances de gravidez e gravidez múltipla (gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos).

Chá de inhame para estimular a ovulação e ajudar a engravidar

No organismo feminino, a diosgenina é convertida em hormônio luteinizante (LH) e hormônio filiculoestimulante (FSH). Esses hormônios são fundamentais para a ovulação, atuando na produção e liberação dos folículos que dão origem aos óvulos.

Graças à diosgenina, o chá de inhame também pode aumentar os níveis de progesterona após a ovulação, influenciando diretamente o endométrio (revestimento interno do útero) para que fique com a espessura adequada para a implantação do embrião.

Receita de chá de inhame para ajudar a engravidar

Ingredientes:

  • Cascas de 1 inhame;
  • 250 ml de água.

Como fazer:

  1. Lave bem as cascas do inhame;
  2. Leve os ingredientes ao fogo;
  3. Deixe ferver durante 10 minutos;
  4. Coe e beba a seguir.

Para quem quer engravidar, o chá de inhame deve ser tomado em jejum, logo pela manhã, durante os 7 dias que antecedem a ovulação. Por exemplo, se o seu ciclo for de 30 dias, você estará ovulando no 15º dia. Portanto, deverá tomar o chá de inhame do 8º ao 15º dia do ciclo menstrual.

Assim como acontece com outros métodos que estimulam a ovulação, o chá de inhame pode prolongar o período fértil, podendo deixar o ciclo um pouco mais longo, mas sem deixá-lo irregular.

É importante salientar que não existem evidências científicas de que o chá de inhame seja eficaz para tratar problemas de fertilidade em mulheres. Se estiver com dificuldade para engravidar, consulte um médico ginecologista para receber um diagnóstico adequado. Existem medicamentos específicos para estimular a ovulação e que podem ser necessários no seu caso.

Saiba mais sobre o inhame em:

7 fantásticos benefícios do inhame para a sua saúde

Suco de Inhame: descubra os benefícios, para que serve e como fazer

Inhame Engorda?

Suco de Inhame: descubra os benefícios, para que serve e como fazer