Saúde no Clique » Oftalmologia » Cirurgia de Miopia

Cirurgia de Miopia

Compartilhar no Facebook

cirurgia de miopia a laser é uma forma de correção definitiva da miopia, tendo como objetivo a alteração da curvatura da córnea para que a imagem possa se formar corretamente na retina.

Tipos de Cirurgia de Miopia

  • PRK: É uma técnica de cirurgia a laser mais indicada para pessoas com um grau mais baixo de miopia. É indolor e tem a duração de aproximadamente 5 minutos. É utilizado um aparelho que fixa as pálpebras para que a pessoa não pisque e então é feita uma raspagem da camada mais externa da córnea (epitélio) para que o laser seja aplicado e a córnea nivelada. Após a correção, é colocada uma lente de contato gelatinosa que deve permanecer por 3 dias no local até que o epitélio se regenere;
  •  Lasik: É indicada para pessoas com 4 a 9 graus de miopia. Aplica-se um colírio anestésico especial e um aparelho chamado microcerato corta a região da pupila com uma lâmina bem fina e levanta a córnea para que o laser seja aplicado, pulverizando as células da córnea e corrigindo o grau com altíssima precisão. Todo o procedimento não dura mais que 10 minutos;
  • ILasik: É a técnica de cirurgia a laser mais comum por ter um tempo de recuperação mais rápido, também indicada em casos de 4 a 9 graus de miopia. Neste método é feito um flap na córnea, ou seja, recorta-se com o laser uma "tampinha" que recobre a pupila para que o laser seja aplicado diretamente sobre a córnea para fazer as correções necessárias. O método é indolor e lava apenas alguns minutos.

Tempo de Recuperação da Cirurgia de Miopia

Na maior parte dos casos, o tempo de recuperação das cirurgias de correção da miopia é de 1 a 3 dias, sendo o retorno às atividades físicas possível após 7 dias. O epitélio, a camada mais externa da córnea, tem uma capacidade de regeneração muito elevada, recuperando-se completamente entre 48 e 72 horas após a cirurgia.

Veja também