Como Baixar Triglicerídeos Altos com Tratamento Natural

Um tratamento natural para baixar triglicerídeos altos pode ser feito com uma dieta adequada associada ao consumo de chimarrão, que mostrou ser um bom remédio caseiro no combate ao colesterol e triglicerídeos altos.

Chimarrão para Baixar Triglicerídeos Altos

Ingredientes e materiais:

  • Erva-mate;
  • 1 bomba;
  • 1 cuia;
  • 1 copo de água;
  • 1 litro de água.

Como fazer:

  1. Levar a água (1 L) ao fogo e aquecê-la até mais ou menos 80ºC (não deixar ferver!);
  2. Despejar a erva-mate até metade da cuia;
  3. Inclinar a cuia para acomodar a erva num dos lados da cuia - colocar a mão ou um prato pequeno na boca da cuia para não deixar a erva sair;
  4. Despejar cuidadosamente o copo de água sobre a erva, para fixá-la na lateral;
  5. Deixar a cuia em repouso, levemente inclinada, para facilitar o processo de fixação;
  6. Esperar alguns segundos e colocar a bomba;
  7. Antes de acomodar a bomba, tapar o bucal com o polegar para evitar o seu entupimento;
  8. Despejar com cuidado a água a 80ºC, até encher a cuia.

Como tomar: Beber duas cuias de chimarrão por dia.

A dose diária de chimarrão indicada para baixar os triglicerídeos é de 200 g de erva-mate para 2 litros de água.

O efeito terapêutico do chimarrão é devido a compostos químicos chamados flavonóides, que são poderosos antioxidantes naturais.

Dieta para Baixar Triglicerídeos Altos

O Que Comer

  • Ômega 3 e 6: São "gorduras saudáveis" que ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos. Podem ser encontrados no tum, salmão, bacalhau, sardinha, arenque, cavala, óleos de girassol, canola, milho e soja, azeite extra vigem;
  • Frutas, verduras e legumes: Possuem fibras que interferem na absorção de gorduras e açúcares. Comer preferencialmente frutas com casca e bagaço e legumes crus;
  • Feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico: Contêm compostos que ajudam a diminuir os triglicerídeos altos;
  • Farelo de aveia: Possui uma fibra solúvel que reduz a absorção da gordura;
  • Cereais integrais: Ricos em fibras;
  • Soja (carne, suco, tofu): Rica em flavonóides;
  • Alimentos fontes de vitaminas E (antioxidante): Óleos de sementes, nozes, abacate, ovos, cereais;
  • Alimentos fontes de vitamina C (antioxidante): Frutas cítricas, vegetais;
  • Alimentos fontes de flavonóides (antioxidantes): Verduras, frutas, grãos, chá verde;
  • Alimentos fontes de carotenóides (antioxidantes): Frutas, tomate, cenoura, brócolis, pimentão, espinafre.

O Que Não Comer

  • Massas (macarrão, lasanha, pizzas);
  • Açúcar branco e doces;
  • Carnes gordas, pele de aves;
  • Frituras, embutidos;
  • Bebidas alcoólicas, refrigerantes;
  • Leite integral e seus derivados.

Dicas para Baixar Triglicerídeos Altos

  • Trocar o açúcar pelo adoçante;
  • Dar preferência a alimentos assados, cozidos e grelhados;
  • Usar temperos naturais (manjericão, salsa, cebolinha);
  • Consumir pães, massas e cereais integrais;
  • Beber água, suco natural, água de coco verde;
  • Consumir leite desnatados e queijos do tipo ricota e cottage;
  • Consumir preferencialmente carnes brancas e sem pele;
  • Diminuir a quantidade de carboidratos (arroz, macarrão, batata) nas refeições.