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Como controlar o Nervosismo

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Muitas pessoas sentem uma sensação de medo e não sabem como controlarnervosismo e a ansiedade antes de enfrentar determinadas situações como um exame, uma apresentação, falar em púbico ou uma entrevista importante.

Este tipo de nervosismo, embora desagradável, não é grave e pode ser controlado. No entanto, se as crises forem tão fortes ao ponto de impedir alguém de fazer algo relativamente simples ou surgirem sem causa aparente, essa pessoa deve procurar um médico.

O que fazer para controlar o nervosismo e a ansiedade

Esforçar-se por levar uma vida saudável e equilibrada durante as semanas que precedem um acontecimento preocupante. Comer e beber com intervalos regulares e em moderação. Estimulantes como o café devem ser evitados. Fazer exercícios regularmente, dormir bem, arranjar tempo para relaxar e se entregar a passatempos agradáveis são boas maneiras de equilibrar os nervos e controlar a ansiedade.

Não permitir que o acontecimento que se aproxima assuma proporções desmesuradas. Tratando-se de algo realmente significativo, como um exame por exemplo, é importante tentar encarar serenamente hipóteses alternativas se as coisas correrem mal.

Álcool e tranquilizantes — tomar ou não?

Uma pequena bebida pode ajudar a relaxar antes de falar em público, mas, em muitas circunstâncias, entre as quais uma entrevista para um emprego ou um exame de direção, o álcool é claramente contra-indicado. O excesso de álcool prejudica a atuação e o hábito de tomar “uma bebidinha para acalmar os nervos” pode conduzir ao alcoolismo.

Nunca tomar tranqüilizantes ou outras drogas, a não ser por receita médica, e nesse caso só nas doses recomendadas.

Aprender a esconder os sintomas do nervosismo

No dia do acontecimento, programar o tempo para não chegar cedo demais para não ficar remoendo a preocupação, nem tarde, ofegante e transpirando. Verificar se está levando todo o equipamento ou documentos necessários e que estão em ordem.

Se for necessário falar, tentar fazê-lo com clareza e devagar, recorrendo, se for o caso, a exercícios respiratórios. Não comer as palavras nem falar depressa demais para não perder a linha de pensamento.

Muitas pessoas ficam com as mãos tremendo quando estão nervosas, mas, em geral, esse sintoma passa à medida que o acontecimento vai se desenrolando. Nessas horas, a pessoa pode agarrar de leve os braços da cadeira ou a borda da mesa, se estiver de pé.

Dependendo das circunstâncias e se achar que isso pode ajudar, beber pequenos goles d’água ou chupar uma bala.

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