Como Dormir Melhor Sem Precisar de Remédio

Mudar ou criar hábitos que favoreçam um noite de sono reparador é uma das melhores maneiras de dormir bem e melhor sem precisar de remédio. Confira algumas dicas:

  • Praticar exercícios: Os exercícios físicos ajudam a dormir melhor, melhorando a qualidade do sono, mas não devem ser feitos à noite para evitar que a adrenalina liberada durante a atividade física atrapalhe o descanso noturno;
  • Evitar bebidas alcoólicas: Apesar de provocar sonolência, o álcool deixa o sono mais leve e deixa o corpo descansar plenamente. Para dormir melhor recomenda-se beber apenas uma dose por dia, preferencialmente até 3 horas antes de ir para a cama;
  • Controlar a temperatura: O quarto deve ter uma temperatura agradável, em torno dos 20ºC. No verão, os especialistas recomendam que a temperatura esteja amena o suficiente para que a pessoa se sinta confortável ao se cobrir com um lençol;
  • Beber menos café: Não é só o cafezinho da noite que pode prejudicar o sono. A cafeína consumida durante o dia permanece no organismo durante várias horas e pode atrapalhar o sono;
  • Desligar o computador e a TV: Ver televisão ou ficar ao computador antes de dormir, ao contrário do que muita gente imagina, não favorece o sono. O cérebro fica estimulado e a própria luz da tela dos aparelhos prejudica a produção do hormônio do sono;
  • Dormir num quarto escuro: O hormônio do sono chamado melatonina só é produzido na ausência de luz, por isso para dormir melhor o quarto deve estar totalmente escuro, com as luzes apagadas e a janela fechada;
  • Tomar chás calmantes: Alguns tipos de chá como o de erva cidreira, passiflora ou camomila atuam como calmantes naturais que ajudam a pegar no sono mais rápido e a dormir melhor.

Alimentos e Chás para Dormir Melhor

  • Chá de erva cidreira, camomila, erva de são joão, passiflora, valeriana;
  • Banana;
  • Couve;
  • Batata;
  • Verduras verde-escuras;
  • Beringela;
  • Nozes;
  • Morango;
  • Amora;
  • Framboesa.