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Como Fazer Massagem Relaxante

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Existem diversas técnicas de massagem relaxante, sendo a massagem clássica uma das mais conhecidas e utilizadas. A massagem começa nas costas e termina na cabeça, promovendo um relaxamento completo do corpo e da mente.

Massagem Relaxante Passo a Passo

  • Antes de iniciar a massagem é preciso verificar se o local está a uma temperatura agradável;
  • A pessoa que recebe a massagem deve estar com roupa íntima de algodão, traje de banho ou nua, retirar relógio, pulseiras, colares, brincos e anéis;
  • Mantenha sempre a pessoa coberta com um lençol ou uma toalha grande;
  • O ambiente deve ter pouca luz e, de preferência, com uma música suave.

Massagem Relaxante nas Costas

  1. Inicie a massagem de relaxamento com a pessoa de barriga para baixo e comece pelas costas;
  2. Não ponha o óleo diretamente sobre a pessoa, a não ser que o mesmo esteja aquecido. Coloque-o primeiro nas suas mãos e esfregue uma na outra antes de iniciar;
  3. Com as mãos oleadas e aquecidas, comece com deslizamentos suaves e lentos a partir da região lombar e sacral (parte de baixo das costas e início das nádegas) percorrendo toda a região das costas de baixo para cima;
  4. As mãos devem estar com os dedos esticados, unidos e totalmente apoiadas nas costas de quem está recebendo. Suba pelo meio das costas e volte pelas laterais onde estão as costelas Como Fazer Massagem Relaxante;
  5. Depois de 5 ou 6 repetições, faça os mesmos movimentos aplicando um pouco mais de pressão e repita por mais 5 ou 6 vezes. A pressão é sempre maior na ida do que na volta;
  6. Terminando os deslizamentos, pode começar os amassamentos. Essa manobra consiste mesmo em "amassar" os músculos das costas utilizando os polegares, indicadores e palma das mãos. A pressão é moderada e não precisa seguir necessariamente um sentido para o movimento Como Fazer Massagem Relaxante;
  7. Após percorrer as costas, faça os amassamentos próximos ao pescoço, na região um pouco acima dos ombros e no pescoço, uma região normalmente bastante tensa;
  8. A seguir, pode terminar a massagem nas costas com as "pancadinhas" que muitos conhecem. São golpes suaves, repetidos e mantendo sempre o mesmo ritmo. Utilize as laterais das mãos e deixe os punhos relaxados Como Fazer Massagem Relaxante ;
  9. Faça essa manobra apenas na parte muscular das costas e não sobre os ossos (costelas, coluna e omoplata). Quem recebe a massagem não deve sentir dor em momento algum! Lembre-se que é uma massagem de relaxamento;
  10. Finalize com alguns deslizamentos suaves (os movimentos do início) e passe para os braços.

Massagem Relaxante nas Mãos e Braços

  1. Trabalhe primeiro braço e mão do mesmo lado e depois faça a massagem no membro oposto;
  2. Comece com alguns deslizamentos suaves, como nas costas, passando depois para os movimentos com mais pressão;
  3. Inicie o deslizamento nas mãos e suba pelos braços, voltando de forma bem suave;
  4. Repita as 5 ou 6 repetições para cada movimento e comece agora a massagear as mãos:
  • Palma da mão: Utilizando os seus dois polegares, massageie toda a palma da mão, principalmente nas partes mais "carnudas", com movimentos de vai e vem e circulares. Os movimentos são lentos e a pressão é moderada;
  • Costas da mão: Com os polegares, massageie de forma suave a parte de trás das mãos, passando o polegar nos sulcos (parte mais funda) entre os tendões;
  • Dedos: Puxe os dedos de forma delicada, fazendo movimentos circulares em rosca (como se fosse torcer os dedos) desde a palma da mão até às pontas;

Depois de massagear mãos e braços, é hora de seguir para a região posterior das pernas.

Massagem Relaxante nas Pernas e Coxas (posterior)

  1. Da mesma maneira que nas mãos e braços, trabalhe primeiro uma perna e depois a outra. Comece pelos deslizamentos mais superficiais, como nas costas, desde o pé até a junção da coxa com a nádega;
  2. Passe para os movimentos mais profundos (com mais pressão) e depois faça os amassamentos desde a perna até a coxa;
  3. Não se esqueça que em todos os deslizamentos a pressão é sempre exercida no movimento de ida. A volta deve ser bem suave. A ideia é empurrar o sangue para o coração e não trazê-lo de volta;
  4. Agora, quem está recebendo a massagem deve virar e ficar de barriga para cima. A massagem continua na parte anterior das pernas e coxas.

Massagem Relaxante nas Pernas e Coxas (anterior)

  1. A sequência dos movimentos é a mesma da região posterior (deslizamentos suaves, deslizamentos com pressão e amassamentos);
  2. Aqui o deslizamento começa no pé e sobe pela perna e coxa, mais ou menos no meio do membro, até o início do osso da bacia;
  3. Na parte anterior da perna não há musculatura para se se fazer os amassamentos, por isso pode passar diretamente para a coxa;
  4. Os amassamentos na região interna da coxa devem ser feitos com uma pressão moderada, sendo que na parte da frente podem ser mais vigorosos, porém sem provocar dor;
  5. Após os amassamentos, pode passar para os pés.

Massagem Relaxante os Pés

  1. Utilize os dois polegares para massagear toda a sola dos pé com movimentos circulares e pressione-os com força;
  2. Depois, massageie o peito do pé com os dois polegares, fazendo movimentos suaves e circulares;
  3. Como nas mãos, deslize os polegares nos sulcos (partes mais fundas) entre os tendões;
  4. Termine puxando os dedos do pé com movimentos em rosca, como nas mãos;
  5. A próxima parte do corpo a ser massageada é a barriga e o tórax.

Como Fazer Massagem Relaxante

Massagem Relaxante na Barriga e Tórax

  1. Com a ponta dos dedos, comece fazendo pequenos movimentos circulares a partir do umbigo e vá aumentando o círculo até cobrir toda a barriga Como Fazer Massagem Relaxante;
  2. Depois, faça movimentos de vai e vem com as mãos espalmadas sobre a barriga, como se estivesse empurrando as gordurinhas com os polegares na ida e depois puxando com os outros dedos na volta;
  3. No tórax, faça deslizamentos com as duas mãos espalmadas e em simultâneo, partindo do cento do peito e seguindo para os ombros;
  4. O movimento é feito sobre os músculos peitorais, sem passar pelas mamas;
  5. Terminado o tórax, passamos à cabeça e face, onde a massagem termina.

Massagem Relaxante na Cabeça e Face

  1. Primeiro massageie os músculos do pescoço com movimentos firmes, de baixo para cima Como Fazer Massagem Relaxante;
  2. Massageie a face com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares e delicados ao redor das têmporas. A seguir, com o polegar e indicador, dê pequenos e suaves beliscões ao longo da linha das sobrancelhas Como Fazer Massagem Relaxante;
  3. Com a ponta dos dedos, massageie ao longo do osso maxilar Como Fazer Massagem Relaxante;
  4. Termine com uma suave massagem ao couro cabeludo, como se estivesse espalhando xampú, fazendo movimentos circulares com pressão suficiente para mover o couro cabeludo;
  5. Coloque uma toalha pequena sobre os olhos da pessoa e deixe-a ficar assim por alguns minutos.

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