Como Parar de Roncar

Para parar de roncar à noite durante o sono deve-se, em primeiro lugar, procurar um médico otorrinolaringologista, pois o ronco pode ser indicador de alguma doença. Além disso, algumas mudanças de hábitos podem ajudar a resolver o problema. Confira algumas dicas para parar de roncar:

  • Reduzir o peso: O excesso de peso pode favorecer o ronco pois a gordura acumulada na garganta pode tornar a passagem de ar mais difícil durante a respiração;
  • Praticar exercícios: As pessoas que fazem exercício adormecem mais rápido do que aquelas que não fazem. A endorfina liberada durante o exercício físico produz uma sensação de bem-estar e proporciona boas noites de sono. É recomendado que o exercício seja feito 4 horas antes de deitar para que o organismo desacelere e a adrenalina do exercício não dificulte o sono;
  • Não consumir bebidas alcoólicas antes de dormir: O álcool relaxa os músculos do corpo, inclusive a língua, que pode atrapalhar a saída de ar durante a respiração;
  • Dormir de lado: Dormir de barriga para cima faz com que a língua fique mais perto do céu da boca, dificultando a respiração e favorecendo o surgimento do ronco;
  • Deixar de fumar: A fumaça do cigarro causa irritação das vias respiratórias, o que pode provocar um inchaço da faringe e favorecer o ronco;
  • Não comer muito antes de dormir: Isso pode favorecer o refluxo gastroesofágico, que pode irritar a faringe e causar inchaço, provocando o ronco.

Como Parar de Roncar na Gravidez

Para amenizar ou mesmo parar de roncar durante a gravidez, a gestante pode seguir as mesmas dicas. Além disso, pode usar aquelas fitas adesivas utilizadas por atletas para manter as vias nasais bem abertas.

É muito comum algumas mulheres começarem a roncar no segundo trimestre de gestação devido a um inchaço natural das vias nasais.

Porém, o ronco também pode ser indicador de apneia do sono, por isso o médico ginecologista deve ser informado.