Saúde no Clique » Tratamentos » Como Tratar Bolhas

Como Tratar Bolhas

Compartilhar no Facebook

As bolhas nas mãos e nos pés são geralmente causadas por fricção. Quando se calçam sapatos mal ajustados aos pés, é freqüente surgirem bolhas nos calcanhares ou nos dedos; nas palmas e nos dedos das mãos podem aparecer em decorrência do prolongado manuseio de ferramentas por pessoas que não estão habituadas a usá-las. As queimaduras, as substâncias que irritam a pele e as picadas de insetos podem igualmente provocar bolhas.

O tratamento em casa consiste em evitar a fricção, lavar a área afetada com água morna e sabão e aplicar uma compressa seca. A cura pode demorar uma semana ou mais se a pele por baixo da bolha estiver lesada ou infectada.

Não arrebente deliberadamente uma bolha, a não ser que lhe cause grande incômodo, pois só aumentará o risco de infecção. O fluido será reabsorvido naturalmente e a bolha acabará desaparecendo. Contudo, se arrebentar acidentalmente uma bolha, exponha-a ao ar o mais que puder; e só a cubra se houver risco de penetração de sujeira. Se decidir arrebentar uma bolha que lhe provoca dores, lave bem as mãos e a área afetada. Esterilize no fogo uma agulha fina, deixe-a esfriar e, sem lhe limpar a fuligem nem tocar na ponta, encoste-a à pele e perfure primeiro um lado da bolha e em seguida o outro. Aperte a bolha levemente com algodão, limpe a região e faça um pequeno curativo. Se uma bolha infeccionar ou surgirem bolhas sem causa aparente, consulte um médico.

Veja também