Saúde no Clique » Primeiros Socorros » Como Tratar Ferimentos com Armas de Fogo

Como Tratar Ferimentos com Armas de Fogo

Compartilhar no Facebook

Todas as armas de fogo, até mesmo as espingardas e as pistolas de ar comprimido, são potencialmente perigosas.

Em todos os tipos de acidente envolvendo armas de fogo, o projétil utilizado seja bala ou chumbinho pode causar dois ferimentos: um no ponto onde a bala penetra no corpo e outro, de dimensões maiores, onde ela sai.

Ao tratar de um ferimento por arma de fogo, examine o ponto por onde a bala entrou e o ponto, no lado oposto do corpo da vítima, por onde ela pode ter saído. As vezes a vítima só está a par do ferimento de entrada.

Se não houver um ferimento de saída, pode ser que a bala tenha batido no corpo da vítima e se desviado, deixando apenas uma marca parecida com um ferimento de entrada, ou pode ser também que ela esteja alojada dentro do organismo.

Uma bala causa enormes danos aos tecidos e pode atingir um osso, lascando-o. Todos os ferimentos a bala exigem cuidados médicos urgentes.

Primeiros Socorros

Cubra a ferida com uma compressa limpa ou com as mãos, de modo a estancar sangramento. Se houver ferimento de entrada e de saída, cubra ambos. Quando o sangramento diminuir coloque uma compressa e uma bandagem sobre a ferida e procure ajuda médica.

Veja também