Saúde no Clique » Transtornos Psicológicos » Como Tratar o Estresse

Como Tratar o Estresse

Compartilhar no Facebook

O novo século tem sido considerado o vilão das doenças psicológicas, sendo que muitas delas estão relacionadas com a sociedade.

As facilidades que a tecnologia vem oferecendo tornou tudo mais dinâmico e rápido, parece que 24 horas não basta mais para resolver  tudo aquilo que se deseja. As pessoas estão constantemente sofrendo pressão seja no trabalho, escola, no transito ou em casa.

O Stress tornou-se constante na rotina profissional na maioria dos Brasileiros. Segundo estudo realizado por uma revista; dentre as profissões campeãs de stress estão:

  1. Policiais / Seguranças Privados
  2. Controladores de Vôos/ monitores de ônibus urbanos
  3. Executivos/ trabalhadores na rede de saúde, de atendimento ao publico
  4. Jornalistas

Segundo um instituto de pesquisa especializado não só o trabalho é o grande culpado desse crescente stress que chega a atingir 50% da população, mas também problema pessoal e emocional que acaba acarretando em doenças psicológicas relativamente presente na sociedade Brasileira, entre elas destaca-se a obesidade, envelhecimento precoce, surtos psicóticos, síndromes maníacas, transtorno bipolar, depressão entre outros.

Destaca-se o surto psicótico como um transtorno que tem se mostrado bastante presente na população jovem, ele origina-se devido a uma carga muito grande de stress ou de tensão, a pessoa que surta perde completamente a noção do mundo real, é comum que ela ouça vozes, veja coisas, faça coisas completamente fora do habito , em meio a uma crise a pessoa pode ficar agressiva não é regra, essas crises duram horas ou no máximo semanas caso não passe não será mais um surto, por ser é uma desorganização mental grave é preciso que a família ao notar algum comportamento estranho que sinalize algum tipo de crise procure um profissional capacitado como psicólogo ou psiquiatra. Quanto mais cedo diagnosticado essa  quadro mais chances a de evitar que um novo surto possa ocorrer.

Portanto as doenças psicológicas do novo século estão relacionadas com situações de dificuldade de lidar com as pressões do dia-a-dia, como problemas financeiros, problemas familiares, problemas no trabalho, etc. No entanto, constatou-se que existem algumas estratégias para evitá-la, entre muitas, uma alimentação saudável, o exercício físico, o descanso mental e a orientação médica. É possível então evitar esses tipos de doenças já dita no texto, o que não devemos fazer é tornar um pequeno problema em um grande problema e organizar melhor a nossa vida para não sermos vitimas do stress que acarretam tantos males. Se não facilitarmos a nossa maneira de viver e entrarmos sempre em situações stressantes, estamos a prejudicar a nossa saúde, quando percebermos estamos verdadeiramente doentes, com uma depressão ou algo do tipo.

Como Tratar

  • A solução é óbvia mas difícil de fazer: mudar hábitos.
  • Deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos, alimentação mais saudável, socializar mais com amigos, dançar, fazer esportes, ir ao cinema.
  • Viajar, tirar férias, curtir a família. Até Deus precisou descansar no sétimo dia !
  • Massagem, Yoga, meditação.
  • Condicionamento físico.

Psicoterapia

  • Conversar com uma pessoa neutra e tecnicamente preparada ajuda a organizar melhor os pensamentos e administrar melhor os problemas.
  • A medicação acaba com os sintomas físicos e melhora o sono. Com isso a pessoa tem mais “cabeça fria” e energia para procurar soluções.
  • Se aparece uma Depressão ela irá piorar o Stress e criar um círculo vicioso, portanto deve ser tratada.
  • Não deixe de se tratar. Sua qualidade de vida só pode melhorar.

Espero que daqui pra frente possamos todos mudar nossas mentes e não deixar que essas síndromes façam parte de nossas vidas.

Texto enviado por Etila Mota

Veja também