Saúde no Clique » Tratamentos » Como usar a Tipóia

Como usar a Tipóia

Compartilhar no Facebook

Como apoiar um braço quebrado ou uma mão ferida

Depois de tratada uma lesão no tórax, numa das mãos ou num braço, utilize uma tipóia para amparar a área lesada. Se você tiver que enfaixar um braço, certifique-se de que as unhas dos dedos não fiquem azuladas; se isto acontecer, alargue um pouco a atadura antes de colocar a tipóia.

As tipóias são geralmente feitas a partir de um lenço triangular. Mas pode-se utilizar qualquer pedaço de pano com 1 m2 dobrado ou cortado em diagonal.

Tipóia para braço

Este tipo de tipóia só é eficaz se a vítima puder se ientar ou ficar de pé. Diga à vítima para amparar o braço lesado com a mão. Coloque um lenço triangular aberto entre o peito e o antebraço, com a ponta bem esticada para além do cotovelo. Passe a extremidade superior pelo ombro do lado ileso para o lado lesado.

Passe a extremidade do lenço sobre a mão e o antebraço da vítima e amarre-a acima da clavícula. Prenda o vértice do lenço junto do cotovelo com um alfinete ou torça-o e enfie-o para dentro.

Tipóia de elevação. Utilize este tipo de tipóia se for necessário elevar uma das mãos para controlar uma hemorragia, em caso de fratura de clavícula ou para le Tinta

Veja também