Conheça 3 Razões Por Que Sentimos Sono Depois do Almoço

As razões por que sentimos muito sono depois do almoço ou de uma grande refeição estão relacionadas com algumas reações que ocorrem no corpo durante o processo de digestão.

Conheça as 3 principais causas de sono excessivo após o almoço:

  1. Menos oxigênio no cérebro:

    • O cérebro necessita de uma determinada quantidade de oxigênio para trabalhar a todo vapor;
    • Durante a digestão, o fluxo sanguíneo é direcionado para o aparelho digestivo, diminuindo a circulação no cérebro;
    • Como o oxigênio chega através do sangue, o cérebro passa a receber menos oxigênio, o que reduz a sua atividade de alerta;
  2. Mais bicarbonato no sangue:
    • O aumento da produção de suco gástrico (suco digestivo do estômago), que é ácido, faz com que o corpo produza grandes quantidades de bicarbonato de sódio para compensar o excesso de ácido no organismo;
    • Esse aumento dos níveis de bicarbonato no sangue, que ocorre após as refeições, provoca uma alcalose metabólica, conhecida como maré alcalina pós-prandial;
    • A maré alcalina também diminui a atividade do cérebro, causando sono após o almoço ou grandes refeições;
  3. Mais açúcar no sangue:
    • Refeições ricas em carboidratos (massa, arroz, pão, batata, pizza, doces) aumentam os níveis de glicose (açúcar) no sangue, provocando picos de glicemia;
    • Isso ocorre principalmente após a ingestão de carboidratos de absorção rápida, que são aqueles feitos com farinha branca, o arroz branco, os doces;
    • O aumento das taxas de açúcar no sangue após uma refeição rica em açúcares (carboidratos), reduz o estado de alerta do cérebro, causando sono.

Para evitar sentir muito sono depois do almoço, recomenda-se fazer refeições leves, almoçar num local com temperatura amena e tomar um café após a refeição.