Conheça as Causas e Saiba como Prevenir a Osteoporose

As principais causas de osteoporose são a queda no estrogênio das mulheres na menopausa e na testosterona dos homens com mais de 70 anos. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, uma vez que a osteoporose não tem cura e o tratamento visa apenas evitar a sua progressão.

Causas e Fatores de Risco da Osteoporose

  • Menopausa: Durante essa fase ocorre uma diminuição dos níveis de estrógeno, um hormônio feminino fundamental para manter a massa óssea;
  • Envelhecimento: A perda de massa óssea aumenta com a idade;
  • Hereditariedade: Pessoas com casos de osteoporose na família apresentam maior risco de desenvolver a doença;
  • Falta de cálcio na alimentação: O cálcio é um mineral essencial na formação e manutenção dos ossos;
  • Excesso de fumo e bebidas alcoólicas: Pessoas que fumam e bebem álcool em excesso têm mais chances de ter osteoporose;
  • Imobilização prolongada: Os exercícios, mesmo que uma simples caminhada, são muito importantes para fortalecer os ossos. Ficar muito tempo acamado, imobilizado ou sem praticar atividade física pode causar osteoporose;
  • Medicamentos: Tratamentos prolongados com alguns medicamentos, como os corticóides, podem reduzir a massa óssea.

Como Prevenir a Osteoporose

  • Fazer exercícios físicos: Atividade física de baixo impacto, de preferência caminhadas e fortalecimento muscular (musculação), durante pelo menos 40 minutos, 4 vezes por semana. Os alongamentos também são importantes e devem ser feitos antes e depois dos exercícios;
  • Ter uma dieta rica em cálcio: ​semente de gergelim, sardinha, leite e derivados, amêndoas, sementes de linhaça, espinafre, rúcula, brócolis, salsa, couve são boas fontes de cálcio;
  • Consumir alimentos ricos em vitamina D: O corpo precisa de vitamina D para poder absorver o cálcio, por isso alimentos como salmão, atum, sardinha, camarão, gema de ovo, fígado e cereais são importantes na prevenção da osteoporose;
  • Tomar sol todos os dias: Para que a vitamina D seja "ativada" é preciso que a pele esteja exposta à radiação solar. 30 minutos de exposição ao sol, entre às 6h e 10h da manhã é o ideal;
  • Não fumar;
  • Não beber álcool em excesso;
  • Reduzir o café e o sal.

Como Evitar Quedas e Prevenir Fraturas

  • Não deixar fios expostos ou soltos pelo chão;
  • Não deixar objetos espalhados pelo chão da casa;
  • Usar calçados baixos com sola antiderrapante;
  • Evitar encerar o chão;
  • Não andar sobre o chão molhado nem em lugares escuros;
  • Tirar os tapetes das escadas;
  • Utilizar sempre o corrimão dos dois lados;
  • Guardar os objetos em lugares baixos;
  • Usar um banco de plástico na hora do banho para lavar os pés sentado;
  • Colocar barras de apoio no banheiro, próximo à cama e ao vaso sanitário;
  • Ter piso antiderrapante na cozinha e no banheiro, sempre que possível;
  • Esperar alguns minutos antes de se levantar no meio da noite para ir ao banheiro.