Conheça os benefícios do Neopilates e as diferenças para o Pilates

Os benefícios do Neopilates são em grande parte os mesmos do Pilates convencional: fortalecimento da musculatura de todo o corpo (principalmente abdominais), alinhamento postural, aumento da flexibilidade e da resistência física.

Porém, a grande diferença entre o Neopilates e o Pilates é que a nova modalidade associa atividades lúdicas e circenses aos exercícios tradicionais de Pilates. O objetivo é tornar o método mais divertido, dinâmico e desafiador, o que traz também outros benefícios para o corpo.

Conheça os benefícios do Neopilates e as diferenças para o Pilates

Emagrecimento

Embora o Pilates tradicional não seja propriamente uma modalidade indicada para emagrecer, o Neopilates pode ser praticado com essa finalidade. Os exercícios são mais dinâmicos, com mais obstáculos, portanto o gasto calórico também é maior.

Para se ter uma ideia, numa aula de Neopilates é possível queimar até 500 calorias, enquanto que no Pilates tradicional o gasto calórico é de cerca de 300 calorias.

Além disso, há um aumento de massa muscular e quanto mais músculos a pessoa tiver, mais calorias irá queimar e mais fácil será o emagrecimento.

Conheça os benefícios do Neopilates e as diferenças para o Pilates

Por isso, o Neopilates é indicado para quem quer emagrecer e perder barriga. Os resultados no corpo podem ser notados depois de 3 meses de treino. Além da perda de peso, a pessoa também irá notar uma melhora da silhueta, a barriga fica mais durinha e os músculos mais firmes.

Leia também: Descubra como o Pilates ajuda a emagrecer e perder barriga

Equilíbrio, concentração e confiança

O praticante de Neopilates irá usar equipamentos desenvolvidos especificamente para a nova prática, além de acessórios como bola suíça, cama elástica, tecidos acrobáticos, entre outros.

As bases para praticar os exercícios são instáveis, enquanto que no Pilates convencional as bases são estáveis e os movimentos são precisos e executados com fluidez. Os benefícios dessa instabilidade são a melhora do equilíbrio, da concentração e da confiança.

Conheça os benefícios do Neopilates e as diferenças para o Pilates

Respiração

Alguns exercícios do Neopilates trabalham a resistência e o esforço, melhorando assim a capacidade cardiorrespiratória.

Apesar dos seus benefícios, o Neopilates possui algumas contraindicações, já que alguns exercícios são feitos em posições invertidas. Por essa razão, o método não é indicado para mulheres grávidas e pessoas que tenham problemas cardíacos, labirintite, pressão alta e descolamento de retina.

Também podem lhe interessar:

Conheça os benefícios do Pilates para o seu corpo

7 Exercícios de Pilates solo que você pode fazer em casa

Conheça 7 benefícios do Pilates para gestantes