Descubra como as cápsulas de alcachofra podem ajudar a emagrecer

As cápsulas de alcachofra servem para estimular a secreção dabile pela vesícula biliar, facilitando assim a digestão das gorduras e ajudando a emagrecer. A bile é enviada para o intestino e atua como um detergente, dissolvendo a gordura ingerida na alimentação, o que também contribui para baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Descubra como as cápsulas de alcachofra podem ajudar a emagrecer

Dessa forma, as cápsulas de alcachofra favorecem o processo de digestão de alimentos gordurosos e aliviam o desconforto abdominal, os gases e as náuseas causados pela falta de produção e secreção biliar.

A dose geralmente indicada para emagrecer é de 2 cápsulas de alcachofra, 10 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar. Contudo, a forma de usar pode variar conforme o fabricante e as orientações do médico ou nutricionista.

Benefícios das cápsulas de alcachofra para emagrecer

Ação colagoga

É capacidade que a alcachofra tem de estimular a secreção da bile pela vesícula biliar, favorecendo a digestão e o processamento das gorduras pelo organismo.

Efeito laxante a saciante

As cápsulas de alcachofra são ricas em fibras que prolongam a sensação de saciedade e ajudam a pessoa a comer menos, contribuindo com as dietas de perda de peso. As fibras também têm ação laxativa, pois favorecem a passagem do bolo fecal pelo intestino, melhorando assim o trânsito intestinal e combatendo a barriga inchada provocada pela prisão de ventre. As fibras também atuam como "buchas" ou "lixas" no intestino, promovendo a limpeza e desintoxicação do corpo, o que também contribui para o emagrecimento.

Ação diurética

Graças ao potássio, a alcachofra tem propriedades diuréticas que combatem a retenção de líquidos, ajudando a desinchar e reduzir medidas.

Saiba mais em:

Como usar alcachofra para emagrecer

Alcachofra: saiba para que serve e conheça os seus benefícios

Efeitos colaterais das cápsulas de alcachofra

As cápsulas de alcachofra podem ter efeito laxante. Pessoas alérgicas a plantas da família Asteraceae podem ter reação alérgica ao tomar as cápsulas de alcachofra. As cápsulas também podem diminuir a eficácia de medicamentos que atuam na coagulação sanguínea, como ácido acetilsalicílico e varfarina.

O uso das cápsulas com medicamento diuréticos por pessoas que têm hipertensão ou problemas cardíacos deve ser feito apenas com supervisão médica, pois as cápsulas de alcachofra podem descompensar a pressão arterial ou potencializar o efeito da medicação para o coração.

Contraindicações das cápsulas de alcachofra

As cápsulas de alcachofra não devem ser utilizadas por pessoas com história de hipersensibilidade e alergia a algum dos componentes da fórmula, a extratos de Cynara scolymus (alcachofra) ou outras plantas da família Asteraceae.

Crianças com menos de 12 anos, grávidas e mulheres que estão amamentando não devem tomar o suplemento devido à falta de estudos sobre o efeito das cápsulas nesses casos. Contudo, sabe-se que as substâncias amargas da alcachofra podem passar pelo leite materno.

O uso das cápsulas de alcachofra também é contraindicado por pessoas com obstrução das vias biliares e cálculos biliares.

Também podem lhe interessar:

Conheça 10 Benefícios do Chá de Alcachofra

Alcachofra emagrece? Saiba como ela pode auxiliar a perda de peso