Descubra se amendoim engorda ou ajuda a emagrecer

Amendoim engorda se for consumido em excesso, mesmo cru, torrado ou cozido, pois trata-se de um alimento calórico, com cerca de 580 kcal em cada 100 g. Grande parte das calorias do amendoim são devidas ao seu alto teor de gorduras, que compõem cerca de 50% do grão. Apesar dessas gorduras serem boas para o organismo, elas não deixam de ser muito calóricas, por isso é preciso moderação para não engordar.

Descubra se amendoim engorda ou ajuda a emagrecer

Amendoim salgado x amendoim japonês

O amendoim salgado não tem mais calorias que o amendoim puro, mas o sal causa retenção de líquido, o que favorece o aumento de peso.

Já o amendoim japonês é mais calórico devido ao açúcar e outros ingredientes usados na sua preparação, pelo que deve ser evitado por quem não deseja engordar.

Descubra se amendoim engorda ou ajuda a emagrecer

Emagrecer com amendoim

Na dose certa, o amendoim puro cru, torrado, assado ou cozido (sem sal) pode ajudar a controlar o peso e até emagrecer, pois prolonga a sensação de saciedade, diminui a ingestão de alimentos calóricos e reduz o acúmulo de energia no corpo.

Menos fome e mais saciedade

Por ser rico em gorduras saudáveis (ácidos graxos insaturados e monoinsaturados), proteínas e fibras, o amendoim prolonga a sensação de saciedade e diminui o apetite.

Apesar do amendoim estar muitas vezes associado ao aumento de peso, os estudos realizados não encontraram relação entre o consumo regular de amendoim e o aumento da gordura corporal.

Descubra se amendoim engorda ou ajuda a emagrecer

Na realidade, a inclusão de sementes ricas em gorduras boas na dieta está associada a estabilidade e até redução de peso.

Já está comprovado que comer amendoim nos lanches entre as refeições promove saciedade por mais de duas horas, inibindo assim o consumo de lanches mais calóricos que podem fazer engordar.

Metabolismo acelerado

Além disso, o elevado teor de ácidos graxos monoinsaturados e proteínas do amendoim podem aumentar o metabolismo basal do organismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias.

Isso acontece principalmente porque as gorduras boas (insaturadas), como o ômega 9, são absorvidas e metabolizadas mais rapidamente do que as gorduras "más" (saturadas).

Comer com moderação

A quantidade de amendoim que se deve consumir diariamente para obter os seus benefícios no controle e perda de peso deve ser estabelecida individualmente por um nutricionista. Em geral, a dose diária não deve ultrapassar 30-40 g.

Amendoim para hipertrofia muscular

Descubra se amendoim engorda ou ajuda a emagrecer

Apesar do amendoim ser muito rico em proteínas (25% em média), é pobre em aminoácidos essenciais, que são aqueles que não são fabricados pelo organismo e precisam ser ingeridos através da alimentação.

Isso significa que o amendoim não fornece a matéria prima necessária para o corpo produzir proteínas e aumentar a massa muscular (hipertrofia).

Portanto, o uso exclusivo de amendoim ou pasta de amendoim como fonte de proteína para conseguir hipertrofia muscular não é indicado. O seu baixo teor de aminoácidos essenciais limita a síntese de proteínas e pode até diminuir a massa magra.

Veja também: Pasta de amendoim para hipertrofia muscular

Também podem lhe interessar:

Amendoim é Afrodisíaco?

Benefícios da Manteiga de Amendoim

Como Fazer Manteiga de Amendoim