Saúde no Clique » Odontologia » Dor de Dente

Dor de Dente

Compartilhar no Facebook

A dor de dente geralmente é sintoma de cárie dentária, gengivite ou alguma infecção. A dor pode ser constante, intensa, latejante ou intermitente, geralmente agravando-se quando a pessoa ingere alimentos.

Ao redor do dente afetado a gengiva fica inchada e por vezes há febre e dor de cabeça. O tratamento da dor de dente depende da causa e pode incluir remédios, restauração, canal ou outros cuidados.

Tipos de dor de dente

  • Dor aguda ao morder: Pode ser sinal de cárie, restauração insatisfatória ou uma rachadura no dente. A polpa (nervo) do dente pode ter sido danificada;
  • Dor contínua após ingestão de alimentos quentes ou frios: Pode indicar lesão do “nervo” (polpa);
  • Dor constante na cabeça, pescoço ou ouvido: Um dente com envolvimento endodôntico pode causar dores na cabeça e pescoço. Deve-se procurar um endodontista para avaliar o problema.

Dor no dente do siso

A dor de dente no siso pode ser sinal de inflamação provocada pelo acúmulo de restos de alimentos na gengiva que se rompe quando o dente começa a nascer, o que favorece o surgimento de cárie.

Em outras situações, o dente do siso pode ficar inflamado mesmo antes de nascer. A dor de dente pode vir acompanhada de dor de cabeça e dor no maxilar. Nesses casos, geralmente o dente do siso é extraído ou é feito um tratamento de canal.

Remédios caseiros para dor de dente

  • Fazer bochechos suaves com água morna e sal;
  • Aplicar gelo na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos, a cada 3 horas, utilizando um pano úmido entre a pele e o gelo;
  • Morder uma bola de algodão embebido em óleo de cravo.

Remédio para dor de dente

O ibuprofeno e o paracetamol geralmente são os remédios indicados para aliviar a dor de dente, porém, se a dor for muito intensa, eles não surtirão efeito.

Tanto os medicamentos quanto os remédios caseiros podem ajudar a aliviar a dor de dente temporariamente, mas não resolvem o problema. Se a dor persistir por 2 dias, deve-se procurar um dentista para avaliar a situação.

Veja também