Elixir de inhame: Saiba para que serve e como tomar

O elixir de inhame é usado principalmente para eliminar impurezas do sangue e tratar furúnculos e espinhas. O inhame também tem propriedades antiespasmódica e anti-inflamatória, por isso o elixir também é indicado no tratamento de cólicas, dores de estômago, espasmos musculares, crises de asma e processos inflamatórios em geral.

Por ser rico em vitamina B6, uma vitamina que atua na melhora do humor e da sensação de bem estar, o elixir de inhame pode amenizar os sintomas emocionais da TPM (tensão pré-menstrual), como irritabilidade e mudanças de humor, além de aliviar as cólicas.

Outro benefício do elixir de inhame para as mulheres é o fato de ajudar a reequilibrar os níveis hormonais após a menopausa. O inhame possui uma espécie de hormônio vegetal que pode desempenhar um papel semelhante aos hormônios femininos, podendo auxiliar a reposição hormonal no período pós-menopausa.

Elixir de inhame ajuda a engravidar?

O consumo de inhame parece estimular a produção de óvulos pelos ovários, podendo influenciar a fertilidade e aumentar as chances de gravidez ou ainda de ter gêmeos ou trigêmeos. Esse efeito do inhame é devido à diosgenina, uma substância com estrutura semelhante a hormônios femininos que estimula os ovários a produzirem mais de um óvulo durante a ovulação. No entanto, não existem estudos científicos que comprovem que o elixir de inhame possa tratar problemas de fertilidade em mulheres.

Elixir de inhame pode prevenir a dengue?

Não há evidências de que o elixir de inhame possa prevenir a dengue. A única propriedade do inhame que poderia estar relacionada com a prevenção da dengue, malária ou febre amarela é o teor de vitaminas do complexo B, que podem funcionar como repelente para o mosquito. Mas para isso era necessário ingerir uma quantidade muito grande de vitaminas e o inhame não possui doses assim tão elevadas, mesmo sendo rico nessas nutrientes. Para se ter uma ideia, para as vitaminas do complexo B terem algum efeito como repelente, seria necessário tomar o equivalente a 10 comprimidos de suplementos pode dia.

Como tomar elixir de inhame

A dose indicada de elixir de inhame é de 1 colher de sopa por dia. Grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças até os 3 anos devem tomar elixir de inhame apenas sob orientação de um médico ou nutricionista.