Saúde no Clique » Sintomas » Febre Interna

Febre Interna

Compartilhar no Facebook

Febre interna é, supostamente, um estado febril no interior do corpo que não é identificado pelo termômetro pois não altera a temperatura da pele. Porém, na realidade, febre interna não existe, pois toda febre é interna, ou seja, a temperatura fica mais elevada no interior do corpo e inevitavelmente chega à pele.

Não é possível alguém ter febre e o termômetro não indicar, o corpo não fica quente por dentro e frio por fora. Se isso acontecer, significa que a pessoa não está com febre.

Sintomas de Febre Interna

Os sintomas de febre interna muitas vezes são descritos pelas pessoas como uma sensação de febre ou calor.

Todavia, como já foi esclarecido, isso não significa que a pessoa esteja com uma febre restrita ao interior do corpo. Se ela estiver realmente com febre, o termômetro irá identificar.

Os sintomas geralmente associado à febre são:

  • Arrepios de frio que podem passar à tremedeira;
  • Sensação de calor intenso e aumento da transpiração;
  • Dores nos músculos e nas articulações;
  • Dor de cabeça, fraqueza, apatia, indisposição, falta de apetite, boca seca, desidratação;
  • Febres próximas dos 40ºC ou que passam disso podem causar confusão mental, delírios e convulsões, principalmente em crianças.

Febre Interna e Feridas na Boca

Muitas vezes a febre interna é associada a feridas na boca. Essas lesões internas ou externas dos lábios são na verdade aftas ou herpes labial que possuem outras causas que não a "febre interna".

Febre Interna em Bebês

Se o termômetro não detectar alteração da temperatura do bebê, ele não está com febre. Entretanto, se forem medidas temperaturas acima de 37,5ºC e abaixo de 35,5ºC em bebês com menos de 3 meses e superior a 39ºC em bebês com mais de 3 meses, ou se a febre vier acompanhada de choro persistente e muita irritabilidade, deve-se procurar assistência médica pois pode ser sinal de alguma doença que precisa de ser tratada com urgência.

Se a febre durar mais de um dia e for acompanhada de dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, dificuldade para falar, apatia, em crianças de até 2 anos, pode ser sinal de meningite, pelo que deve-se procurar um médico o mais rápido possível.

Febre Interna na Gravidez

No primeiro trimestre da gravidez ocorre uma elevação natural da temperatura da mulher, o que não significa que ela esteja com febre.

O mesmo acontece após a ovulação e durante o ciclo menstrual. Variações de temperatura na ordem de 1ºC em condições normais são perfeitamente aceitáveis nessas situações.

Como Medir a Febre

Se houver suspeita de febre, a única maneira de ter a certeza é medir a temperatura do corpo com um termômetro. A forma mais comum de o fazer é colocando o bulbo do termômetro embaixo das axilas e verificar a temperatura após 5 minutos.

Caso a temperatura medida estiver entre 37,3ºC e 37,8ºC é considerado que a pessoa está com uma febrícula. Se ela passar dos 37,8ºC já é febre. A temperatura corpórea considerada ideal varia entre os 36ºC e 36,7ºC.

Veja também