Saúde no Clique » Saúde Bucal » Ferimentos na Boca

Ferimentos na Boca

Compartilhar no Facebook

Ferimento na boca é um problema muito comum, cerca de um terço da população sofre com alguma lesão bucal. Muitas vezes essa lesão pode ser simples, causando um pequeno incômodo ou pode ser mais grave, causando muita dor e irritação que acaba interferindo no modo de falar e na mastigação.

As principais feridas/lesões bucais, são:

  • Herpes simples ou herpes labial: são causados por vírus altamente contagioso, se manifesta através de bolhas que causam muita dor. Geralmente surge ao redor dos lábios, debaixo do nariz ou ao redor do queixo.
  • Candidíase ou sapinho : causados por bactéria (cândida albicans), acomete as regiões úmidas da boca, podendo ser de cor avermelhada, amarelada ou branca. É mais comum em pessoas que estão fazendo uso de antibióticos, em recém-nascidos, pessoas que usam dentaduras.
  • Aftas: são muitas vezes confundidas com herpes, mas é importante lembrar que não são contagiosas. As aftas ocorrem dentro da boca, sendo considerada uma pequena inflamação.
  • Leucoplasia: é caracterizada por ter aparência esbranquiçada, podendo aparecer na gengiva, língua ou na parte interna da bochecha. É causada principalmente pelo fumo, também por mordidas na bochecha ou dentes quebrados. A leucoplasia pode se agravar para um câncer.

Em casos graves ou surgimento de alguma dúvida, procure um dentista.

Veja também