Saúde no Clique » Urologia » Fimose Infantil: Tratamentos Sem Cirurgia

Fimose Infantil: Tratamentos Sem Cirurgia

Compartilhar no Facebook

O tratamento da fimose infantil,sem cirurgia, é feito através da aplicação de pomadas e cremes específicos e resulta em até 60% dos casos, sendo que na grande maioria dos meninos, o descolamento do prepúcio ocorre naturalmente até os 3 anos de idade.

As massagens feitas pelos pais na hora do banho são contraindicadas pois, além de causar dor, podem provocar sangramentos e formar cicatrizes que dificultam ainda mais a saída da glande e só pioram o problema. Se a criança tiver mesmo fimose, ela não irá ceder com as massagens.

Pomada Para Tratar Fimose Infantil

O tratamento não cirúrgico da fimose infantil é feito através da aplicação de cremes de corticóides sobre o prepúcio, combinada com algumas manobras ensinadas pelo médico. Mesmo que a pomada não cure a fimose, pode atenuá-la e tornar a cirurgia mais fácil.

Existe atualmente no mercado uma pomada aprimorada por médicos brasileiros, chamada Postec, que promete reduzir a necessidade de cirurgia de fimose em até 90% dos casos. O medicamento é capaz de quebrar a parte fibrosa da pele do prepúcio que se liga ao pênis, facilitando o descolamento do mesmo.

Os urologistas recomendam o uso da pomada em meninos com 1 ano de idade completo e que não têm a liberação espontânea do prepúcio ou ainda em casos de infecções de repetição dessa pele.

Veja também