Saúde no Clique » Nutrição » Frutas Cicatrizantes

Frutas Cicatrizantes

Compartilhar no Facebook

As melhores frutas cicatrizantes para comer e ajudar na cicatrização de pós operatório, cirurgias, cortes, feridas, lesões internas e externas, são aquelas que contêm um elevado nível de antioxidantes, pois estes diminuem a inflamação e ajudam a regenerar os tecidos.

Frutas cicatrizantes ricas em Vitamina C

A vitamina C, além de ser um excelente antioxidante, é fundamental para a cicatrização e quase todas as frutas contêm alguma dose dela. Algumas frutas são particularmente ricas em vitamina C, como:

  • Amora, mirtilo, morango, framboesa vermelha e preta;
  • Melão, melancia, mamão, abacaxi, manga;
  • Frutas cítricas como a laranja, lima, limão, toranja, mexerica.

O caju é outra fruta rica em vitamina C e está comprovado cientificamente que a acajumembrana, uma membrana feita a partir do suco de caju, é eficaz na cicatrização de feridas e queimaduras. Basta cortar a membrana e aplicar sobre a lesão. O chá de folha de caju também ajuda na cicatrização e tratamento da afta e deve ser bochechado.

Frutas Cicatrizantes para Gastrite

As frutas ácidas como a laranja, o abacaxi e a mexerica devem ser evitadas. Entretanto, a biomassa de banana verde é um excelente remédio caseiro para a gastrite pois ajuda a manter vivos os lactobacilos que são bactérias boas que habitam o estômago e auxiliam na recuperação do tecido.

Como fazer biomassa de banana verde: Lavar as bananas verdes e colocá-las com casca dentro da panela de pressão, cobri-las com água e deixar cozinhar por 20 minutos, sendo 8 minutos no fogo e os 12 minutos restantes apenas na pressão. Não forçar a saída da pressão.

Quando terminar de cozer, tirar a casca das bananas que deve ser passada imediatamente no processador. Irá obter uma massa espessa que pode ser comida de imediato ou congelada por até 4 meses, mas será necessário processá-la novamente. A biomassa de banana verde também é excelente para a digestão.

Veja também