Graviola ajuda a combater o câncer?

Graviola não ajuda a combater o câncer. Apesar da graviola possuir, principalmente nas folhas e nas sementes, uma substância antitumoral chamada acetogenina, o seu uso no tratamento do câncer ainda está muito distante.

A acetogenina não cura o câncer, mas ajuda a preveni-lo, da mesma forma que todos os outros compostos antitumorais presentes nas frutas, legumes e verduras.

Mesmo assim, não se pode afirmar que o chá de graviola combate ou previne o câncer, pois os cientistas ainda não sabem como a acetogenina deve ser consumida para ser aproveitada pelo organismo.

Ainda não se sabe se com o calor necessário para fazer o chá, por exemplo, a substância manteria as suas propriedades ou quais seriam os efeitos de comer as folhas ou torrar as sementes. Sabe-se, no entanto, que a acetogenina não atua na forma de cápsulas.

Alimentos que Ajudam a Prevenir o Câncer

Para ajudar a prevenir o câncer, recomenda-se ter a uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras que podem neutralizar a ação nociva dos agentes cancerígenos sobre as células, ajudar a regular a reprodução celular e matar células precursoras do câncer.

Alguns desses alimentos e seus compostos anticancerígenos (entre parênteses):

  • Cenoura (beta-caroteno);
  • Tomate (licopeno);
  • Uva (flavonoides);
  • Brócolis, repolho, rabanete (isotiocianatos);
  • Feijão (compostos fenólicos).