Saúde no Clique » Doenças Gastrointestinais » Indigestão - Sintomas e Tratamento

Indigestão - Sintomas e Tratamento

Compartilhar no Facebook

Como aliviar o mal-estar depois das refeições

A indigestão é geralmente resultado do consumo excessivo de alimentos pesados, fritos ou gordurosos, ou de bebidas alcoólicas. Os sintomas mais frequêntes incluem azia, SOLUÇOS, uma sensação de peso no estômago, mal-estar na parte superior do abdômen e uma sensação de ardor por trás do esterno.

Para aliviar estes sintomas, tome meia colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvido num copo d’água ou comprimidos antiácidos. Beba pequenas quantidades de líquidos não alcoólicos e descanse numa cadeira cômoda. Para um alívio mais duradouro, fume menos e modifique seus hábitos alimentares. Faça refeições mais leves e coma mais devagar. Reduza a ingestão de álcool e de pratos muito condimentados, produtos lácteos, feijões, cebola e temperos em geral.

Por vezes, a indigestão pode ser provocada por úlceras duodenais ou gástricas ou hérnias. Se os sintomas ocorrerem com frequência, agravando-se, ou forem acompanhados por vômitos, dores abdominais, tosse, falta de apetite ou diminuição de peso, consulte um médico.

Veja também