Tratamento para Insônia

Como vencer os problemas de sono

Não existem regras seguras sobre o tempo de sono necessário, mas em média os adultos dormem cerca de 8 horas por noite. Alguns, no entanto, precisam de 10 horas de sono, enquanto outros precisam apenas de 4 ou 5 horas.

Perder umas horas de sono por noite não provoca nenhum prejuízo físico, mas pode tornar você irritável, nervoso ou apático.

As perturbações do sono podem ter diversas causas, sendo a mais comum a ansiedade. A depressão também perturba o sono.

Deve-se evitar: tomar estimulantes chá, café ou fumar a partir do fim da tarde; ingerir alimentos pesados e indigestos à noite; dormir durante o dia ficar agitado tentando resolver problemas de trabalho ou vendo filmes de terror pouco antes de deitar.

Existem vários processos de eficácia variável para contrariar a insônia. Faça exercícios diários, como o IOGGING ou a BICICLETA, ou dê um passeio. Tome um banho quente antes de ir para a cama ou beba uns copo de leite morno. Utilize roupa de cama apropriada à temperatura do quarto, de modo que não sinta frio nem calor demais. Tente ler na cama para relaxar, recite poesia ou conte carneirinhos. Pratique exercícios de relaxamento ou ioga.

Se a insônia persistir, consulte o seu médico, que pode eventualmente receitar calmantes para ajudar a diminuir o estresse. No entanto, os calmantes são apenas uma solução temporária do problema e não tratam as causas. Além disso, podem criar dependência, pelo que é preferível evitá-los.