Saúde no Clique » Nutrição » Leite sem Lactose

Leite sem Lactose

Compartilhar no Facebook

O leite sem lactose não contém este açúcar naturalmente presente no leite e seus derivados, sendo uma alternativa para pessoas que apresentam intolerância à lactose. O leite de soja, arroz e amêndoa também são livres de lactose e podem substituir o leite de vaca nesses casos.

A intolerância à lactose ocorre em pessoas cujo organismo não produz lactase, uma enzima necessária para digerir a lactose, causando sintomas como náuseas, vômitos, diarréia, dor e distensão abdominal, entre outros.

O leite sem lactose pode ser usado em receitas de bolos e outros alimentos que levam leite na sua confecção. Outros produtos sem lactose como iogurtes e queijos também se encontram disponíveis no mercado para pessoas intolerantes a esse tipo açúcar.

Leite sem Lactose para Bebês e Crianças

Existe no mercado uma grande gama de leite sem lactose para bebês e crianças, como o leite NAN, por exemplo. Há também leites com baixa quantidade de lactose, com cerca de 90% menos lactose que o leite normal.

Bebês com intolerância à lactose apresentam diarréias constantes, devendo a mãe estar atenta a sinais de desconforto que o bebê apresente depois de mamar e comunicar isso ao médico.

É importante ressaltar que o leite sem lactose não deve ser dado a crianças que sejam alérgicas ao leite, uma situação completamente diferente da intolerância à lactose. Nesse caso, a alergia não é causada pela lactose mas sim pelas proteínas do leite. Existem também produtos lácteos que, embora livres de lactose, contêm leite na sua composição, o que pode ser fatal para crianças alérgicas.

Veja também