Medicações para Emagrecer

As medicações para emagrecer auxiliam a perda de peso, diminuindo o apetite ou aumentando a sensação de saciedade, podendo também reduzir a absorção de gorduras pelo organismo. No Brasil, os únicos medicamentos desse tipo aprovados pelo Ministério da Saúde são o orlistat (Xenical) e a sibutramina.

O uso de remédios para emagrecer deve ser acompanhado por uma mudança dos hábitos alimentares para que os efeitos sejam potencializados.

Medicamento para emagrecer Xenical (orlislat)

O Xenical tem como princípio ativo o orlistate e atua sobre o sistema digestivo impedindo a absorção de 30% das gorduras ingeridas nas refeições, sendo as mesmas eliminadas através das fezes. Os resultados de emagrecimento são visíveis após duas semanas de tratamento.

Posologia do Xenical (orlislat)

Recomenda-se a ingestão de uma cápsula de 120 mg de Xenical (orlistate) durante as principais refeições ou uma hora depois das mesmas.

Efeitos Colaterais do Xenical (orlislat)

  • Flatulência com perdas, urgência fecal, fezes/evacuações gordurosas, aumento das evacuações e incontinência fecal;
  • Desconforto/dor abdominal, fezes amolecidas ou líquidas, desconforto/dor retal, distúrbios dentais ou gengivais;
  • Infecções respiratórias altas e baixas, gripe, dor de cabeça, irregularidades menstruais, ansiedade, fadiga e infecção urinária.

Medicamento para emagrecer Sibutramina

A sibutramina é uma substância que atua sobre o sistema nervoso central, causando sensação de saciedade e inibindo o apetite. Os primeiros resultados são visíveis dentro de duas semanas.

Posologia da Sibutramina

A dose inicial recomendada é de 1 cápsula de 10 mg por dia, ingerida pela manhã.

Efeitos Colaterais da Sibutramina

  • Aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca;
  • Dores de cabeça, boca seca;
  • Insônia, prisão de ventre.