Saúde no Clique » Doenças Inflamatórias » Meningite - Sintomas e Tratamento

Meningite - Sintomas e Tratamento

Compartilhar no Facebook

A meningite é uma inflamação nas meninges, causada por diversos agentes. Ela é uma doença grave, cuja cura depende do diagnóstico precoce e do início imediato do tratamento. A meningite viral é relativamente benigna, mas a meningite bacteriana constitui um risco para a vida do doente e necessita de tratamento urgente. Aos primeiros sinais da doença, procure um médico ou vá ao pronto- socorro do hospital mais próximo. A redução na taxa de mortalidade vai depender dessas medidas.

Transmissão

De unia pessoa para outra, através de secreções nasais (mais freqüentes a partir de portadores que de casos clínicos). A transmissibilidade persiste até que o meningococo desapareça das secreções nasais. Em geral, os meningococos sensíveis desaparecem das fossas nasais no decorrer de 24 horas depois de iniciado o tratamento.

Período de incubação

O período de incubação varia de dois a 10 dias, sendo mais comum de três a quatro dias. O estado de portador pode ser longo, podendo durar até 10 meses.

Sintomas

  • Impossibilidade de encostar o queixo no peito por causa de alterações no líquido da cabeça e da coluna vertebral.
  • Febre.
  • Cefaléia intensa.
  • Náuseas e vômitos.
  • Fotofobia.
  • Sonolência. Mal-estar.
  • Sinais de irritação nas meninges (cada uma das três membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal).

Tratamento

A meningite é diagnosticada através de punção lombar (um líquido da espinha é colhido para análise). A meningite viral não precisa ser tratada. A meningite bacteriana constitui uma emergência médica e deve ser tratada com grandes doses de antibióticos que terão que ser prescritos por um médico. Os mais usados são ampicilina e penicilina cristalina.

Medidas de controle

Há vacinação de comprovada eficácia para vários tipos de meningite. A duração da imunidade é de um a dois anos.

Veja também