Saúde no Clique » Primeiros Socorros » Mordidas e picadas de insetos - Tratamento

Mordidas e picadas de insetos - Tratamento

Compartilhar no Facebook

Como agir e reconhecer uma situação grave

As picadas e mordidas de abelhas, vespas e Formigas podem ser dolorosas, mas normalmente não são perigosas. Só rio caso de reação alérgica ou se a picada ou mordida forem na garganta ou na boca é que pode haver perigo devida. Se você for picado por uma abelha, o ferrão ficará provavelmente alojado na pele. Retire-o com uma pinça.

Como enfrentar uma reação alérgica. Uma reação alérgica generalizada a unia picada, embora rara, pode ocorrer. A vítima sente mal-estar e grande enfraquecimento, sensação de aperto no peito e dificuldades respiratórias. Chame uma ambulância ou conduza a vítima ao hospital.

Picadas na boca ou na garganta. Uma picada na boca ou garganta pode provocar um intumescimento rápido que bloqueie as vias respiratórias. Dê à vítima um cubo de gelo ou sorvete para chupar, ou água gelada para beber, com o objetivo de reduzir o intumescimento.

Se a vítima não respirar, faça imediatamente a respiração artificial e chame uma ambulância ou transporte a vitima para o serviço de emergência de um hospital.

Mordida de carrapato. Não tente arrancar um carrapato. Toque nele com um cigarro ou fósforo acesos e o carrapato se soltará. Em alternativa, cubra-o com óleo de motor ou óleo ou azeite para tapar os poros por onde ele respira. Se não se soltar imediatamente, deixe o óleo agir durante meia hora e depois teote tirar o carrapato cuidadosamente com uma pinça. Lave a área com água e sabão e aplique uma pomada ou gel anti-histamínico.

Veja também