O que Comer para Baixar a Pressão

Alimentos como a soja, a melancia ou a soja podem baixar a pressão arterial e contribuir para o controle da pressão alta. Confira o que pode comer para baixar a pressão:

  • Soja: A isoflavona presente na soja provoca um dilatação nos vasos sanguíneos que contribui para baixar a pressão arterial. O tofu e a proteína de soja são algumas das melhores formas de consumir o alimento;
  • Frutas Vermelhas: Morango, amora, framboesa, mirtilo, cranberry, são ricas em antocianina, um potente antioxidante que diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), favorecendo a circulação sanguínea e combatendo o processo inflamatório envolvido nas doenças cardiovasculares;
  • Farelo de Trigo: Possui nutrientes como magnésio, zinco e vitaminas do complexo B que relaxam os vasos sanguíneos, ajudando a baixar a pressão;
  • Semente de Abóbora: Ajuda a baixar a pressão arterial por ser rica em potássio, um mineral que melhora a elasticidade das artérias. Comer sementes de abóbora também potencializa a ação dos remédios para hipertensão;
  • Melancia: Contém uma substância chamada L-citrulina que favorece a formação de óxido nítrico, um gás natural que provoca vasodilatação e ajuda a baixar a pressão arterial;
  • Banana: A fruta é rica em potássio. Sabe-se que o potássio tem a capacidade de aumentar a elasticidade das artérias, baixando assim a pressão.

Além de uma alimentação adequada, com alimentos que contribuem para baixar a pressão arterial, o tratamento da hipertensão arterial inclui perder peso (quando necessário), fazer acompanhamento médico, diminuir o consumo de sal, praticar exercícios físicos regularmente, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.