Pano Branco é Contagioso?

Pano branco (pitiríase versicolor), também chamado de micose de praia, não é contagioso, ou seja, não passa de pessoa para pessoa. A doença é causada por um fungo que habita naturalmente a pele da maioria da população sem causar nenhuma infecção. Somente pessoas com predisposição desenvolvem a micose.

Pano Branco tem Cura?

O pano branco tem cura, mas a chance de voltar a aparecer é alta, mesmo que o tratamento seja bem feito. Isso porque o fungo está normalmente presente na pele e a pessoa mantém a sua sensibilidade ao mesmo, podendo ocorrer recidivas pouco tempo após o término do tratamento em alguns casos.

Tratamento do Pano Branco

O tratamento do pano branco é feito com loções e xampus antifúngicos, pomada de cetoconazol ou ainda medicamentos antifúngicos via oral como cetoconazol, fluconazol e itraconazol.

Os remédios via oral geralmente são administrados por períodos que variam entre 5 e 10 dias. A pomada deve ser aplicada até que as manchas desapareçam e o xampu deve ser usado por cerca de 40 dias para evitar que o pano branco volte a aparecer.

O tratamento deve ser acompanhado e prescrito por um dermatologista.

Sintomas de Pano Branco

  • Machas descamativas na pele, principalmente no rosto, tronco, braços, couro cabeludo e pescoço;
  • Alteração da pigmentação da pele nas áreas afetadas, que pode ficar mais clara ou mais escura, variando entre branco e castanho;
  • Geralmente não coça, podendo provocar uma leve coceira em alguns casos;
  • Aumento da área afetada.

O que é Pano Branco?

A pitiríase versicolor, popularmente conhecida como "pano branco" ou "micose de praia", é uma micose causada por um fungo naturalmente presente na pele.

A doença aparece com mais frequência no verão, normalmente em regiões do corpo com mais oleosidade na pele como braços, tórax, couro cabeludo e rosto.

O pano branco não se pega em piscinas, nem tampouco é uma "micose de praia". Como as partes afetadas pela micose não se bronzeiam, as manchas mais claras ficam perceptíveis e a pessoa fica com a ideia de que pegou pano branco na piscina ou na praia, mas na verdade a micose já estava lá.