Pasta de amendoim para hipertrofia muscular

A pasta de amendoim não é considerada um bom alimento para obter hipertrofia muscular. Apesar da pasta de amendoim ser muito rica em proteínas (25% a 30%), ela tem um baixo teor de aminoácidos essenciais, que são aqueles que não são produzidos pelo organismo e precisam ser ingeridos através da alimentação.

Pasta de amendoim para hipertrofia muscular

Isso significa que a pasta de amendoim não fornece matéria-prima suficiente para o corpo produzir proteínas e aumentar a massa muscular. Sem aminoácidos essenciais (leucina, metionina, lisina, treonina, isoleucina), não é possível fabricar proteínas para o músculo ganhar volume (hipertrofia). Seria como tentar construir uma casa com menos tijolos que o necessário.

Estudos indicam que o uso exclusivo de pasta de amendoim como fonte de proteína limita a síntese proteica e pode até diminuir a massa muscular.

Emagrecimento e definição muscular

Apesar de não favorecer a hipertrofia muscular, a pasta de amendoim integral, feita apenas com amendoim e sem adição de açúcar, pode contribuir para reduzir a gordura corporal e definir os músculos.

A definição muscular geralmente é um objetivo procurado por quem deseja aumentar a massa magra, pois as pessoas não querem apenas mais músculos, querem também músculos mais definidos.

Pasta de amendoim para hipertrofia muscular

Saciedade

Por ser rica em gorduras, proteínas e fibras, a pasta de amendoim prolonga a sensação de saciedade e diminui o apetite. Assim, é menos provável que a pessoa coma alimentos muito calóricos que podem fazer engordar.

Metabolismo

Outro benefício da pasta de amendoim para emagrecer é a sua influência no metabolismo das gorduras e no aumento do gasto energético do corpo.

O seu elevado teor de ácidos graxos monoinsaturados e proteínas podem aumentar o metabolismo basal do organismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias.

Isso acontece principalmente porque as gorduras boas (insaturadas), como o ômega 9, são absorvidas e metabolizadas mais rapidamente do que as gorduras "más" (saturadas), reduzindo o acúmulo de gordura no corpo.

Leia também: Descubra se amendoim engorda ou ajuda a emagrecer

Benefícios da pasta de amendoim

O amendoim é rico em gorduras boas (ácidos graxos mono e poli-insaturados), proteínas, fibras, vitamina A, vitamina E, ácido fólico (vitamina B9), cálcio, magnésio, zinco e ferro.

Por isso, a pasta de amendoim pode ser incluída na dieta dos praticantes de musculação pelos seus benefícios nutricionais, mas não como um suplemento para obter hipertrofia, como whey protein, por exemplo.

Além de dar energia para treinar, a pasta de amendoim ajuda a emagrecer, prevenir doenças cardiovasculares, baixar o colesterol, controlar a hipertensão arterial, entre os outros benefícios.

Saiba mais em: Benefícios da Manteiga de Amendoim

Vale lembrar que a quantidade de pasta de amendoim a ser consumida deve ser estabelecida individualmente por um nutricionista, de acordo com o peso corporal, o estilo de vida, a dieta e o tipo de treino. Em geral, a dose diária não deve ultrapassar 30-40 g.