Saúde no Clique » Saúde da Mulher » Preventivo Detecta Gravidez?

Preventivo Detecta Gravidez?

Compartilhar no Facebook

O exame preventivo ginecológico, mais conhecido como papanicolau, não detecta gravidez. Ele pode mostrar alguma inflamação ou alteração anormal do colo do útero, mas não é capaz de indicar se a mulher está grávida. Para isso é necessário realizar um teste de gravidez à venda nas farmácias ou fazer um exame de urina ou sangue para o efeito.

Para que serve o exame Papanicolau?

O papanicolau é indispensável para toda e qualquer mulher. A sua importância vai desde detectar uma pequena infecção até o câncer de colo do útero. Através do exame pode-se descobrir se existem alterações nas células do colo do útero e também detectar infecções viróticas como verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e herpes, além de infecções vaginais causadas por fungos.

Como é feito o exame Papanicolau?

O exame é realizado com um espéculo (figura abaixo) que é introduzido na vagina pelo médico para retirar material do colo do útero e da parede da vagina. A seguir o material é encaminhado para análise em laboratório. A coleta dura menos de 1 minuto e não causa dor, apenas um pequeno desconforto.

Cuidados a ter antes e depois do exame Papanicolau

  • Não manter relações sexuais dentro de 24 horas antes do exame;
  • Não usar cremes vaginais durante dois dias anteriores ao exame;
  • Realizar o exame pelo menos 2 vezes por ano;
  • Fazer o exame uma semana antes ou dez dias depois do fluxo menstrual.

Veja também