Remédio e Pomada para Pano Branco

Os remédios usados no tratamento do pano branco (Pitiríase versicolor), também conhecido como micose de praia, são o cetoconazol, o itraconazol e o fluconazol, além de sabonetes antifúngicos, loções e xampus de sulfeto de selênio. A pomada de cetoconazol também é indicada e deve ser aplicada até o desaparecimento das manchas na pele.

Remédio para Pano Branco

  • Xampu de Sulfeto de Selênio: Cerca de 10 dias após o início do tratamento, já é possível observar melhoras das manchas. Contudo, o uso deve ser mantido por mais 30 dias para que o pano branco não volte a aparecer. A espuma do xampu também deve ser passada na pele;
  • Cetoconazol: O cetoconazol é um dos medicamentos mais usados no tratamento do pano branco e micoses. Geralmente, a administração de comprimidos por via oral é feita durante 7 a 10 dias, quando não se consegue resultados satisfatórios com o uso de xampus e sabonetes antifúngicos;
  • Itraconazol: É um medicamento antifúngico e a dose recomendada no tratamento do pano branco é de 2 cápsulas (200 mg), uma vez ao dia, durante 5 dias;
  • Fluconazol: O tempo de tratamento com este medicamento depende do grau de infecção do pano branco;
  • Sabonetes antifúngicos: Podem ser indicados pelo dermatologista durante o tratamento. A aplicação é feita deixando a espuma atuar por alguns minutos na pele do corpo.

Veja também os artigos: Tratamento para Pano Branco; Pano Branco é Contagioso?.

Pomada para Pano Branco

A pomada de cetoconazol (Nizoral) deve ser aplicada sobre as manchas 2 a 3 vezes ao dia, até que elas desapareçam. O cetoconazol presente na pomada (creme) combate os fungos causadores da micose, melhorando progressivamente o quadro durante o tratamento.

Na maioria dos casos, há uma melhora significativa dos sintomas após 4 semanas de uso da pomada de cetoconazol.

Sintomas de Pano Branco

O pano branco é uma infecção causada por fungos (micose) que estão naturalmente presentes na pele e que provocam alterações na pigmentação da mesma, sob determinadas circunstâncias.

A doença aparece em partes do corpo onde a pele é mais oleosa como braços, tronco, couro cabeludo, pescoço e rosto.

O pano branco manisfesta-se com mais frequência no verão, pois a pele oleosa, o calor, a umidade e a transpiração favorecem o seu aparecimento. Daí ela ser erroneamente chamada de "micose de praia".