Saiba por que a cenoura não engorda e pode ajudar a emagrecer

A cenoura não engorda porque tem poucas calorias, seja ela crua ou cozida. Para se ter uma ideia, 100 g de cenoura crua tem cerca de 40 kcal. A cenoura cozida tem ainda algumas calorias a menos, mas muitos de seus nutrientes se perdem com o calor, pelo que o mais indicado é consumir a cenoura crua ou pouco cozida.

Saiba por que a cenoura não engorda e pode ajudar a emagrecer

A cenoura crua também tem um índice glicêmico menor que a cozida, ou seja, liberta os carboidratos mais lentamente, sem produzir picos de açúcar no sangue que podem fazer engordar. Mesmo assim, a quantidade de carboidratos (açúcares) presente na cenoura é baixa, aproximadamente 9 g em cada 100 g.

Por ter poucas calorias, poucos carboidratos e zero de gorduras, a cenoura não engorda e pode ser incluída sem problema algum nas dietas para emagrecer.

Benefícios da cenoura para emagrecer

Saiba por que a cenoura não engorda e pode ajudar a emagrecer

Além de ser pouco calórica, a cenoura pode contribuir para o emagrecimento por ser rica em fibras. Uma cenoura média pode fornecer até 10% das necessidades diárias de fibras.

As fibras são importantes para manter o bom funcionamento do intestino e limpar o organismo. No estômago, elas se expandem e prolongam a sensação de saciedade, ajudando a pessoa a comer menos e emagrecer.

Benefícios da cenoura para a saúde

Os benefícios da cenoura para a saúde são devidos principalmente às boas quantidades de vitamina A, betacaroteno e carotenoides (luteína e zeaxantina) presentes no vegetal.

O betacaroteno é transformado em vitamina A pelo organismo e é o principal nutriente encontrado na cenoura. Esse composto protege a visão, melhora a visão noturna e reduz o risco de doenças oculares como degeneração macular e catarata.

Os betacarotenos são poderosos antioxidantes que ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer, além de prevenir o envelhecimento precoce.

A cenoura também é uma excelente fonte de luteína e zeaxantina, carotenoides com ação antioxidante que protegem o organismo da ação nociva dos radicais livres. Essas substâncias estão presentes no olho (mácula) e reduzem o risco de degeneração macular com a idade.

Saiba mais em:

9 Benefícios do Suco de Cenoura para Sua Saúde

Benefícios da Cenoura