Saúde no Clique » Tratamentos » Sapinho - Sintomas e Tratamento

Sapinho - Sintomas e Tratamento

Compartilhar no Facebook

Os sintomas mais característicos do sapinho (candidíase oral) são o surgimento de placas esbranquiçadas e de aparência cremosa na língua, parte interna das bochechas e céu da boca. O indivíduo queixa-se de ardência, tem uma certa dificuldade em sentir o sabor dos alimentos e tem a sensação de que tem algodão no céu da boca.

Pessoas com o sistema imunológico debilitado podem ficar com praticamente toda a boca e língua cobertas pelo sapinho, podendo inclusive chegar ao esôfago, provocando, nestes casos, dificuldade e dor ao engolir.

Tratamento do Sapinho

O tratamento do sapinho é feito através da aplicação de antifúngicos diretamente sobre o local ou administração desses medicamentos por via oral. Além dos remédios, também são indicados suplementos de vitaminas e sais minerais.

Suco de romã, abacaxi e o chá de poejo são bons remédios caseiros para auxiliar o tratamento do sapinho.

Sintomas do Sapinho em Bebês

O sapinho nos bebês se manifesta sob a forma de pequenos pontos brancos parecidos com restos de leite, que não saem facilmente e podem causar dor. Esses pontinhos brancos surgem na língua, gengiva, parte de dentro da bochecha e lábios. Não se deve raspá-los ou tentar retirá-los porque pode agravar a infecção, além de sangrar e causar dor.

A dor pode tirar a fome do bebê e interferir na amamentação. Casos mais graves podem ser acompanhados de tosse, febre e problemas estomacais

Na região perineal do bebê, os sintomas do sapinho são bolinhas vermelhas que se formam como se fossem uma assadura e podem provocar coceira.

Tratamento do Sapinho em Bebês

O tratamento do sapinho em bebês é feito através da aplicação de antifúngicos líquidos diretamente na boca da criança. O bicarbonato de sódio e a violeta genciana também são recomendados. Analgésicos também podem ser prescritos para diminuir a dor em infecções mais fortes. Mães que estiverem amamentando também devem receber tratamento.

Veja também