Sintomas de TPM

Os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) geralmente surgem entre 3 e 7 dias antes da menstruação e caracterizam-se principalmente pela instabilidade emocional. Esses sintomas variam de mulher para mulher e são causados pelas oscilações hormonais do ciclo menstrual.

Os sintomas físicos e emocionais mais comuns durante a TPM são:

  • Irritabilidade;
  • Agressividade;
  • Sensibilidade emocional;
  • Depressão;
  • Compulsão alimentar, principalmente por doces;
  • Nervosismo e ansiedade;
  • Inchaço;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no corpo, sobretudo nas mamas.

Fatores que Agravam os Sintomas da TPM

  • Não praticar atividade física;
  • Dieta pouco balanceada;
  • Pular refeições ou não ter hora para comer;
  • Estresse;
  • Problemas no trabalho, em casa ou na vida afetiva.

Os sintomas da TPM passam a ser um problema quando começam a interferir na vida cotidiana da mulher, atrapalhando a sua capacidade de tomar decisões, o relacionamento com as outras pessoas e até o fato de estar bem com ela mesma.

Níveis de TPM de acordo com os Sintomas

  • TPM leve: É a mais comum. Os sintomas podem ser amenizados ou até desaparecer com a prática de exercícios físicos;
  • TPM moderada: Nestes casos, o grau de instabilidade da mulher já coloca as pessoas que convivem com ela em estado de alerta. O tratamento dos sintomas é feito com atividade física e pílulas anticoncepcionais;
  • TPM extrema: Afeta as atividades do dia-a-dia, podendo impossibilitar a mulher de se relacionar bem com as outras pessoas ou influenciar as suas decisões, de maneira que ela se arrependa quando os sintomas da TPM passarem. O tratamento requer acompanhamento médico, que pode prescrever medicamentos antidepressivos associados com pílulas de uso contínuo.

Como Amenizar os Sintomas da TPM

  • Evitar cafeína e álcool;
  • Diminuir o consumo de sal para reduzir a retenção de líquidos;
  • Comer regularmente e aumentar a ingestão de cereais, pães, massa e arroz integrais ;
  • Ingerir mais doces, pois o açúcar ajuda a diminuir a irritabilidade;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Diminuir o nível de estresse com música, yoga, massagem ou algum hobby;
  • Evitar ambiente agressivo;
  • Comer alimentos ricos em ômega 3 e 6 como castanhas, nozes, sardinha, salmão, atum e linhaça.