Sintomas e tratamento da amigdalite bacteriana

Os sintomas mais comuns da amigdalite bacteriana são dor de garganta, febre alta e muita indisposição. O tratamento é feito com antibióticos, uma vez que a amigdalite bacteriana é uma infecção das amígdalas provocada por bactérias.

Sintomas da amigdalite bacteriana

A amigdalite bacteriana provoca dor ao engolir, febre acima dos 38 graus, indisposição e mal estar. Os sintomas também podem incluir dor de cabeça, calafrios e dor abdominal em alguns casos. Outra característica desse tipo de amigdalite é a presença de placas brancas de pus nas amígdalas, além de vermelhidão na garganta e nódulos no pescoço.

Tratamento da amigdalite bacteriana

O tratamento da amigdalite bacteriana é feito com medicamentos antibióticos administrados por via oral ou injeção. A desvantagem da via oral é a tendência que a pessoa tem em abandonar o tratamento quando os sintomas melhoram, ficando sujeita a recaídas. As injeções de antibióticos normalmente são aplicadas em doses únicas, tanto em adultos como em crianças, enquanto que o tratamento por via oral deve ser mantido por 10 dias.

Dentre os remédios usados para tratar a amigdalite bacteriana estão a penicilina benzatina, penicilina cristalina, penicilina V, eritromicina, amoxicilina, azitromicina e claritromicina.

Tratamento caseiro da amigdalite bacteriana

O tratamento caseiro mais indicado para auxiliar o tratamento medicamentoso da amigdalite é o gargarejo com água morna e sal. Como fazer:

  1. Misturar uma colher (chá) rasa de sal em um copo de água morna;
  2. Fazer o gargarejo durante 5 minutos, deixando a água chegar ao fundo da garganta;
  3. Repetir o gargarejo pelo menos 3 vezes ao dia.

Leia também: Remédio caseiro para amigdalite

Modo de transmissão da amigdalite bacteriana

A amigdalite bacteriana é transmitida pelo contato direto com a saliva ou secreção nasal de pessoas doentes ou infectadas pela bactéria. A melhor forma de prevenir a amigdalite bacteriana é manter um estilo de vida saudável, com um alimentação rica em vitaminas e minerais para não deixar cair a resistência do organismo.

Também pode lhe interessar: Amigdalite Caseosa