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TPM - Tensão Pré-Menstrual

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A TPM (tensão pré-menstrual) é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que resultam das variações hormonais do ciclo menstrual, deixando a mulher com instabilidade emocional nos dias que antecedem a menstruação.

Por que a TPM acontece?

Os hormônios femininos estrógeno e progesterona regulam a transmissão de substâncias químicas responsáveis pelo transporte do impulso nervoso, como a serotonina, por exemplo.

Durante a ovulação, se a mulher não engravidar, o nível de produção desses hormônios fica mais instável, deixando a mulher instável emocionalmente.

Sintomas de TPM

Os sintomas da TPM normalmente aparecem entre 3 e 7 dias antes da menstruação. Os sintomas variam de mulher para mulher, sendo os mais comuns:

  • Irritabilidade;
  • Agressividade;
  • Sensibilidade emocional;
  • Depressão;
  • Compulsão alimentar, principalmente por doces;
  • Inchaço;
  • Ansiedade.

Fatores que Pioram os Sintomas da TPM

  • Falta de exercício físico;
  • Não ter hora para comer;
  • Má alimentação;
  • Estresse;
  • Problemas profissionais, pessoais ou afetivos.

É normal que a mulher se sinta diferente e mais instável durante o período pré-menstrual devido às oscilações hormonais. A TPM passa a ser um problema quando interfere nas atividades do cotidiano da mulher, dificultando a sua capacidade de funcionar normalmente e de se relacionar bem com as pessoas.

Tratamento da TPM

  • Vitamina B6, passiflora, valeriana, Omega 3 e 6 são indicados na fase aguda da TPM;
  • Pílulas anticoncepcionais para reduzir as variações hormonais;
  • No casos extremos podem ser utilizadas pílulas anticoncepcionais contínuas, substâncias que bloqueiam a produção hormonal e medicamentos antidepressivos.

Dicas para Aliviar os Sintomas da TPM

  • Evitar ficar com fome: Comer várias vezes ao dia e nas horas certas;
  • Comer alimentos doces: O açúcar atua no sistema nervoso central e diminui a irritabilidade;
  • Praticar atividade física: Os exercícios físicos diminuem os sintomas físicos como dores no corpo, inchaço e dor de cabeça, além de aumentar a sensação de bem estar e aliviar a tensão;
  • Diminuir o estresse: Reservar tempo para fazer coisas que dão prazer, ouvir música, tocar um instrumento, fazer massagens, são algumas formas de amenizar o estresse;
  • Sair de um ambiente agressivo ou de estresse;
  • Evitar cafeína e bebidas alcoólicas.

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